ESTÁ A TRÍADE FAMILIAR CONVERGINDO EM SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DO ADOLESCENTE NA DECISÃO DE COMPRA?
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n1p%25pPalavras-chave:
Consumidores jovens, Comportamento do consumidorResumo
O Brasil possui 28,5 milhões de adolescentes e iniciou a década atual como terceiro maior mercado adolescente do mundo. Entretanto, a pesquisa de marketing no país tem subestimado esse grupo de consumidores e influenciadores do consumo. O objetivo deste artigo é compreender a convergência das respostas da tríade familiar (pai, mãe e adolescente) no que se refere à influência do adolescente na decisão de compra de produtos para si e para a família. O trabalho empírico realizado consistiu de um levantamento junto a 174 tríades de duas escolas do ensino médio das cidades do Rio de janeiro (RJ) e Viçosa (MG). Utilizaram-se quatro variáveis para a análise: produtos de consumo para o adolescente e para a família e bens duráveis para o adolescente e para a família. Realizou-se a comparação de médias (teste t) de cada variável entre os membros da tríade. Os resultados mostraram que pais e mães não divergem entre si na percepção de influência de decisão de compra de seus filhos adolescentes, mas estes tendem a superestimar sua influência na decisão de compra de produtos direcionados a si mesmos. Discrepâncias entre tais percepções representam erros de mensuração que devem ser levados em conta em pesquisas futuras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2007-06-25
Como Citar
Botelho, D., Botelho, M. F. M., & Cruz, B. de P. A. (2007). ESTÁ A TRÍADE FAMILIAR CONVERGINDO EM SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DO ADOLESCENTE NA DECISÃO DE COMPRA?. Revista De Negócios, 11(1). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n1p%p
Edição
Seção
Artigos
Licença
Click here for the copyright statement.