EMPREENDEDOR E EMPREENDEDORISMO: HISTÓRIA E SOCIEDADE – TRAJETÓRIAS SOCIAIS DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS DE SUCESSO

Autores

  • Rodrigo Augusto Prando Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n4p97-112

Palavras-chave:

empreendedor, empreendedorismo, trajetória social, história e sociedade

Resumo

O artigo ora em tela é resultado de pesquisas realizadas em 2006 e 2007. Seu objetivo foi verificar, a partir de um referencial científico e de pesquisas empíricas, como empreendedores brasileiros compreendem seu sucesso, levando-se em conta duas trajetórias sociais. Portanto, a pesquisa lidou com os conceitos oriundos do plano teórico e com entrevistas para a coleta de dados empíricos. O escrito estrutura-se nas seguintes seções: I) Introdução; II) Referencial Teórico: 1) História e Sociedade, 2) Empreendedorismo, 3) Sucesso e 4) Empreendedor: relações e características; III) Procedimentos Metodológicos: 1) Método e Técnica de Pesquisa 2) Análise de interpretação dos resultados; IV) Considerações Finais e V) Referências Bibliográficas. Vale, ainda, ressaltar que os resultados permitem confrontar a teoria com a prática dos empreendedores. Mais ainda: que o movimento lógico de partir do geral – abstrato – para o singular – o plano histórico-social concreto possibilitou compreender o sentido que os empreendedores atribuem  às suas ações sociais, privilegiando suas características pessoais em detrimento do contexto social e histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Augusto Prando, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Ciências Sociais (1999), Mestre em Sociologia (2003) e Doutor em Sociologia (2009) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Araraquara. Professor de Sociologia do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor Responsável pela Linha de Formação Humana e Social.

Publicado

2011-04-28

Como Citar

Prando, R. A. (2011). EMPREENDEDOR E EMPREENDEDORISMO: HISTÓRIA E SOCIEDADE – TRAJETÓRIAS SOCIAIS DE EMPREENDEDORES BRASILEIROS DE SUCESSO. Revista De Negócios, 15(4), 97–112. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n4p97-112

Edição

Seção

Artigos