A METODOLOGIA DE KRISTIANSEN E INDARTI PARA IDENTIFICAR INTENÇÃO EMPREENDEDORA EM ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR: COMPARANDO RESULTADOS OBTIDOS NA NORUEGA, INDONÉSIA E ALAGOAS

Autores

  • Thiago Cavalcante Nascimento Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Anderson de Barros Dantas Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Paulo da Cruz Freire dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Manoel Veras Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Antonio Gil da Costa Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n3p67-86

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Comportamento Empreendedor, Intenção Empreendedora.

Resumo

Este artigo apresenta uma comparação da intenção empreendedora entre estudantes noruegueses, indonésios e alagoanos utilizando uma metodologia criada por Kristiansen e Indarti (2004). A metodologia propõe a identificação de determinantes da intenção empreendedora e tem como principal objetivo a comparação do impacto dos resultados em diferentes contextos econômicos e sociais. Ela utiliza uma escala formada por 5 constructos (Necessidade de Realização, Lócus de Controle, Auto eficácia, Busca por Informações e Intenção Empreendedora) e 15 variáveis. A pesquisa seguiu uma abordagem quantitativa e descritiva. Foram utilizados os resultados do estudo realizado por Kristiansen e Indarti, com dados coletados na Noruega e Indonésia e de uma nova onde foram aplicados 339 questionários em universitários de quatro instituições de nível superior. Comparando-se os dados coletados por Kristiansen e Indarti com os obtidos no Brasil verificou-se uma melhor adequação da metodologia aos alagoanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-03-10

Como Citar

Nascimento, T. C., Dantas, A. de B., Santos, P. da C. F. dos, Veras, M., & Costa Junior, A. G. da. (2011). A METODOLOGIA DE KRISTIANSEN E INDARTI PARA IDENTIFICAR INTENÇÃO EMPREENDEDORA EM ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR: COMPARANDO RESULTADOS OBTIDOS NA NORUEGA, INDONÉSIA E ALAGOAS. Revista De Negócios, 15(3), 67–86. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n3p67-86

Edição

Seção

Artigos