IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO POR MEIO DE MÉTODOS QUALITATIVOS DE PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Silvana Anita Walter Universidade Regional de Blumenau
  • Gérson Tontini Universidade Regional de Blumenau
  • Edmilson de Oliveira Lima Centro Universitário Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n4p21-37

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a abordagem metodológica de uma recente pesquisa que utiliza os métodos qualitativos de grupos de foco e diagrama de afinidades para identificar oportunidades de melhoria em cursos de administração. Na referida pesquisa, foram entrevistados seis grupos de foco de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada em Curitiba, PR. Por meio de um método de hierarquização dos problemas citados pelos diferentes grupos, o estudo permitiu transformar conhecimento difuso e não estruturado em conhecimento estruturado, identificando e priorizando os 15 principais problemas do Curso de Administração da IES pesquisada. Este trabalho demonstra que os grupos de foco são uma alternativa para a identificação de oportunidades de melhoria, sem a necessidade de os problemas serem categorizados previamente. Como principais conclusões tem-se que o curso deve promover a integração de conteúdos das disciplinas e trabalhar a relação professor-aluno, procurando estabelecer uma relação de parceria no processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito à infra-estrutura, a IES deve resolver inicialmente aspectos de acesso (horário de atendimento, acesso, etc.). Os procedimentos metodológicos utilizados podem inspirar outras iniciativas de modo a ampliar suas contribuições no contexto das IES brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2007-06-25

Como Citar

Walter, S. A., Tontini, G., & de Oliveira Lima, E. (2007). IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO POR MEIO DE MÉTODOS QUALITATIVOS DE PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO. Revista De Negócios, 11(4), 21–37. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n4p21-37

Edição

Seção

Artigos