(DES) ALINHAMENTO ENTRE AS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS E AS ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS: O CASO DE UMA EMPRESA INTERNACIONALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n1p49-68Palavras-chave:
estratégias organizacionais, estratégias de RH, empresa internacionalizadaResumo
Este artigo objetivou compreender como os colaboradores de uma empresa internacionalizada percebem o alinhamento entre as estratégias empresariais e as estratégias de RH. A presente pesquisa caracteriza-se por ser de natureza qualitativa e descritiva e o método adotado é o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas individuais, semi-estruturadas e presenciais junto a oito colaboradores de setores e níveis distintos, que exercem, predominantemente, funções estratégicas na organização e são responsáveis pela tomada de decisões. Os dados foram analisados qualitativamente através da análise de conteúdo. Os resultados apontaram a existência de estratégias diversificadas para a resolução dos problemas empresarial, de engenharia e administrativo. Para o problema empresarial e administrativo houve o predomínio do comportamento estratégico defensivo, e para o problema de engenharia o reativo. No que tange a análise das estratégias e práticas de RH, conclui-se que as mesmas são predominantemente operacionais. A partir da análise conjunta entre estratégias organizacionais e estratégia e prática de RH pode-se perceber um desalinhamento, ocasionado, principalmente, pela pouca disseminação dos objetivos organizacionais.
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