Open Innovation as a Strategy for Creating Value in Technology-based companies

Value creation; Innovation; Innovation Profile; Knowledge networks; Open innovation.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n2p69-85

Resumo

Given the current scenario established by dynamic and competitive practices, organizations seek strategies that meet the market’s demand, create organizational value and allow the emergence of differentials before the competition. On one hand, innovation is considered a tool for achieving competitive advantage and has been sought through stimulation for creating ideas, the development of intellectual capital and efficient resources use. On the other hand, what is seen in some organizations is the absence of resources that allow financial, personal or technological growth. In this sense, the use of open innovation emerges as a proposal to create organizational value and allows companies to support each other, transferring knowledge, financial and even technological resources. This study aims to determine which factors stemming from open innovation can influence Technology-based Companies to create value. For such, a quantitative and descriptive survey was carried out, with a questionnaire applied to employees of Technologically Based Companies. The results pointed out that the knowledge networks and the organization innovation profile are necessary aspects for the definition of open innovation practices and open innovation factors such as the Partnership Establishment, product development through licensing and patents, spin in and spin-off, corporate venturing and chain value are able to influence value creation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Ziviani, D.r., Univeridade FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Mestreem Administração Públicapela Escola de Governo da Fundação  João  Pinheiro  (2005) e graduado em Administração.

Hugo Tadeu Braga, D.r., Fundação Dom Cabral

Hugo Tadeu é Professor e Diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral. Membro de conselhos de administração e consultivo em diferentes organizações do setor financeiro, tecnologia, consultoria e mercados de consumo. Ao longo dos últimos anos, liderou projetos em grandes e médias organizações, governo e startups, com excelentes resultados. Tadeu é membro do World Economic Forum (WEF), da International Standard Organization (ISO), Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e Associação Brasileira de Venture Capital (ABVCAP), com elevado engajamento para execução e transformação de negócios. Premiado como um dos melhores autores na Bienal do Livro na temática gestão de operações e inovação, recebeu a Medalha em Honra Profissional pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e indicado para o prêmio Ibest com influenciador em inovação tecnológica. Atualmente é colunista da Época Negócios, tendo colaborado para a Revista Exame e Meio & Mensagem. Atualmente é professor visitante da Nova SBE, tendo atuado como professor visitante da University of British Columbia, Curtin University, ESCP e Insper. Tadeu tem Doutorado em Engenharia Mecânica pela PUC Minas e Pós-Doc pela University of British Columbia. Formação executiva pelo MIT, Singulatiry University, Nova SBE e Clayton Christensen Institute. Finalmente, Tadeu é apaixonado por inovação, digital, aprendizagem, pessoas e educação para mudar o mundo a partir das inúmeras transformações em andamento. 

Renata de Souza França, D.ra., Universidade FUMEC

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestra em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela mesma instituição. Especialista em Gestão Estratégica de Processos de Negócios pela PUC - Minas, Gestão de Projetos e Gestão Educacional pela Faculdade Pitágoras. Graduada em Sistemas de Informação pela PUC Minas. Possui vasta experiência em atividades organizacionais, de negócio e inovação. Também possui experiência na docência, lecionando para cursos de Bacharelado e Licenciatura. Participa ativa como pesquisadora nas áreas de Inovação, Tecnologia, Gestão Conhecimento e Educação.

Fabio Correa, D.r., Universidade FUMEC

Pós-Doutorado pelo Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Atuação como Professor do Curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Experiência profissional em consultorias e Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, bem como atuou por 15 anos no mercado de Tecnologia da Informação. Atualmente é professor na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento. 

Downloads

Publicado

2023-04-18

Como Citar

Ziviani, F., Braga, H. T., França, R. de S., & Correa, F. (2023). Open Innovation as a Strategy for Creating Value in Technology-based companies: Value creation; Innovation; Innovation Profile; Knowledge networks; Open innovation. Revista De Negócios, 27(2), 69–85. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n2p69-85

Edição

Seção

Articles