EVIDENCIAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL DE NATUREZA SOCIAL E AMBIENTAL: ESTUDO NOS RELATÓRIOS ANUAIS E NOS SITES DAS EMPRESAS LISTADAS NO PROGRAMA ‘EM BOA COMPANHIA’ DA BOVESPA

Autores/as

  • Harley Almeida Soares da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suliani Rover Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Rolim Ensslin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabricia Silva da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n1p82-99

Palabras clave:

Evidenciação, Capital Intelectual, Natureza Social e Ambiental.

Resumen

O estudo apresenta os resultados sobre a evidenciação voluntária do Capital Intelectual (CI) de natureza social e ambiental nos Relatórios Anuais e de Sustentabilidade de 2006, denominados neste trabalho como Relatórios Anuais (RAs), e nos sites das 39 empresas integrantes do programa ‘Em Boa Companhia’ da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). O objetivo do estudo é identificar como é feita a evidenciação do CI de origem social e ambiental, e quais os elementos mais representados nas empresas pesquisadas. Para proceder à análise foram elaboradas duas matrizes de elementos de CI, uma voltada para a perspectiva social, e a outra contemplando a abordagem ambiental. O estudo caracteriza-se como descritivo e documental, a fonte dos dados é de origem secundária, sendo adotada a técnica da análise de conteúdo. Os resultados apontam para uma maior tendência de divulgação dos elementos de origem ambiental. Na análise ambiental, a Estrutura Interna foi a categoria de CI com maior representatividade nas duas fontes de coleta de dados; na análise social dos RAs a Estrutura Interna também predomina; e, por fim, na análise social dos sites a Estrutura Externa destaca-se como a categoria com maior percentual de evidenciação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-09-01

Cómo citar

Silva, H. A. S. da, Rover, S., Ensslin, S. R., & Rosa, F. S. da. (2009). EVIDENCIAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL DE NATUREZA SOCIAL E AMBIENTAL: ESTUDO NOS RELATÓRIOS ANUAIS E NOS SITES DAS EMPRESAS LISTADAS NO PROGRAMA ‘EM BOA COMPANHIA’ DA BOVESPA. Revista De Negócios, 14(1), 82–99. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n1p82-99