Análise da Relação Grau de Internacionalização versus Indicadores Financeiros de Multinacionais Brasileiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2021v26n2p39-56

Palabras clave:

Grau de internacionalização, Desempenho financeiro, Multinacionais brasileiras, Modelagem de equações estruturais.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo investigar empiricamente a relação entre o grau de internacionalização de empresas brasileiras de capital aberto e o seu desempenho econômico financeiro, medido através dos indicadores contábeis de liquidez, estrutura do capital e rentabilidade. Para tanto foram utilizados dados em painel desbalanceado de 33 empresas, no período de 2011 a 2018, totalizando 275 observações. A pesquisa utiliza o Modelo de Equações Estruturais para a análise, com o método do PLS-SEM através do pacote estatístico SmartPLS 3.0. Os principais resultados apontam que, quando avaliadas com a moderação da presença no Ibovespa, tamanho e tipo de internacionalização, os constructos estrutura e liquidez deixam de ser significativas para a predição do IFDC. As variáveis de controle relacionadas a mercado (Ibovespa) e ao tamanho (receita líquida) se demonstraram significativas, corroborando com a literatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Gomes Carvalho, Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais

Possui graduação em Computação com ênfase em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário de Itajubá (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2005) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2016). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Possui interesse nos seguintes assuntos: Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo, Inovação, Gestão da Tecnologia da Informação e Informática na Educação.

Cristina Lélis Leal Calegário, Universidade Federal de Lavras

Doutorado em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (2005) e Estágio Sênior financiado pela Capes no Departamento de Management & Global Business na Rutgers University, Newark, NJ (2015-2016). Professora da Universidade Federal de Lavras com experiência na área de Economia Industrial e Negócios Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Impacto dos Investimentos Diretos Estrangeiros para Economias Locais, Estratégia de Investimento de Empresas Multinacionais, Geração de Inovação e Transferência de Conhecimento entre Subsidiárias Estrangeiras e Empresas Locais, Política Industrial e Investimento Estrangeiro, Expansão da Firma, Cadeia Global de Valor, Biotecnologia Agrícola e Inovação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GEINI - Grupo de Economia Industrial e Negócios Internacionais, registrado no CNPq. Coordenadora por parte da UFLA do Consórcio em Educação Superior CAPES/FIPSE, desde 2008 com a UFRA e as Universidades americanas, North Michigan University e West Illinois University. Revisora de artigos científicos de periódicos e eventos nacionais e internacionais, tais como, AIB e EIBA.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

Freire, J. K., Carvalho, E. G., & Calegário, C. L. L. (2021). Análise da Relação Grau de Internacionalização versus Indicadores Financeiros de Multinacionais Brasileiras. Revista De Negócios, 26(2), 39–56. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2021v26n2p39-56

Número

Sección

Articles