ESPAÇO, LUGARES E TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA AÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Fernando Lincoln Carneiro Leão Mattos Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p58-66

Palabras clave:

Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Didática

Resumen

Este trabalho trata de uma proposta metodológica para trabalho didático em Ambientes Virtuais de Educação (AVE) na Internet. Tem como objetivo descrever em linhas gerais uma "metodologia pedagógica da transformação do espaço em lugar”, enquanto proposta para criação de condições necessárias a práticas essencialmente colaborativas nos AVE. A vinculação dos conceitos de espaço, lugar e território aos AVE deve-se à necessidade de compreensão do ciberespaço, suas possibilidades e limites em processos educativos. Os AVE propiciam as condições instrumentais para a ação didática, porém é necessária a percepção sobre o que representam estes ambientes, enquanto espaços educativos. Um Ambiente Virtual de Educação pode, desta maneira, tornar-se um lugar quando passa a ter significado para as pessoas que o utilizam, que culturalmente o referenciam, nele se experimentam e passam a utilizá-lo como ambiente de relações. Epistemologicamente, portanto, a transformação do espaço em lugar é o processo de imprimir significado ao mundo, através da apreensão, reconhecimento e ordenação de seus fixos e fluxos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Lincoln Carneiro Leão Mattos, Universidade de Fortaleza

Doutor em Educação, Professor da Universidade de Fortaleza.

Publicado

2008-10-20

Cómo citar

Mattos, F. L. C. L. (2008). ESPAÇO, LUGARES E TERRITÓRIOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA AÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE EDUCAÇÃO. Revista De Negócios, 13(2), 58–66. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p58-66