Identity and values of street runners: a study based on the means-end chain theory

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n1p57-72

Resumen

This study emphasizes the contributions of the means-end chain theory to understanding the relationship between attributes-consequences-values (A-C-V) and the identities of individuals participating in street running, a sporting practice that has been gaining followers in Brazil. The objective is to understand how the choice of street running rather than other sporting activities influences the identity reconstruction of its practitioners through A-C-V relationships. The study is qualitative and was conducted in accordance with the guidelines of the means-end chain theory, with data collected on 22 street runners analysed using the laddering technique. The results indicate that by identifying with street running, the runners mainly seek the values of pleasure and achievement. Street running is also marked by the attribute of collective (but also individual) practice. This flexibility of choice is reflected in how the runners relate attributes, consequences, and values in street-running consumption practices.

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Biografía del autor/a

Valderí de Castro Alcântara, D.r., Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Cláudio

Mestre (2015) e Doutor (2018) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA-UFLA). Atualmente é professor no Departamento de Ciências Administrativas (CAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professor permanente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD). Tem interesse nos seguintes temas: Estudos Organizacionais, Gestão Social, Teoria Crítica e Organizações, Gestão Socioambiental, Gestão das Águas, Organizações da Sociedade Civil, Teoria da Ação Comunicativa, Análise de Discurso, Capitaloceno/Antropoceno, Natureza-Organização, Metodologias Participativas, Deliberação Pública, Ciência e Tecnologia, Cartografia das Controvérsias e Sociologia Pragmática. Participa dos grupos de pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Administração Pública e Gestão Social (NEAPEGS/UFLA) e Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS/UFMG). Editor da Revista Eletrônica Gestão e Sociedade (ISSN 1980-5756). 

Alexandra Rezende Silva, Me., Centro Universitário de Formiga

Graduada em Marketing pelo Centro Universitário de Formiga (2015) e em Administração de empresas pela Universidade de Franca (2020). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2018). Se formou como destaque acadêmico. Membro atuante em pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing.

Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, D.r., Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2002), doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005) e pós-doutorado em Marketing pela Purdue University-USA (2019-2020). Atuou como professor na Universidade Federal de Uberlandia - FAGEN-UFU (2005-2010), na Universidade Federal de Alfenas - ICSA-UNIFAL (2010-2014) e na Universidade Federal de Lavras - FCSA-DAE-UFLA (2014 -atual) onde ocupa a posição de professor Titular. Atuou como Visiting researcher na Purdue University (2019-2020). Tem experiencia na área de administração com ênfase em marketing atuando nas seguintes áreas: comportamento do consumidor, valores pessoais e Means-end Chain Theory, pesquisa qualitativa.

Alyce Cardoso Campos, Me., Universidade Federal de Lavras

Doutoranda e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), linha de pesquisa: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares (2017) onde foi fundadora e diretora de Marketing da Empresa Júnior TriVallis Consultoria (2014-2016). Realizou intercâmbio institucional na Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), onde cumpriu disciplinas da licenciatura e mestrado em Marketing e do mestrado em Comunicação Estratégica (2015/2016). É técnica em Gestão Empresarial com ênfase em Contabilidade pelo Colégio CEST, Ipatinga - MG (2012). Atualmente é doutoranda pesquisadora do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (GECOM) e do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI) - UFLA. 

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Publicado

2023-03-22

Cómo citar

Alcântara, V. de C., Silva, A. R., Vilas Boas, L. H. de B., & Campos, A. C. (2023). Identity and values of street runners: a study based on the means-end chain theory. Revista De Negócios, 27(1), 57–72. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n1p57-72

Número

Sección

Articles