Realidade Virtual como Tendência Futura de Consumo Tecnológico: Um Estudo Netnográfico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2021v26n2p20-38

Palabras clave:

Realidade Virtual, Hedonismo, Consumo tecnológico, Netnografia, Justificativa utilitária, Multifuncionalidades

Resumen

Nos últimos anos um novo aparato tecnológico vem chamando atenção no mercado tecnológico, os óculos de Realidade Virtual, a qual é uma tecnologia prometendo revolucionar o mercado. Logo, compreender o a usabilidade percebida e o comportamento de consumo deste produto é fundamental para verificar as características que motivam ao consumo de novos contextos tecnológicos com relação a inovação. A decisão de compra de um produto inovador é carregada de percepções, e neste cenário buscou-se compreender, os aspectos de percepção de valor, justificativas hedônicas, utilitárias e multifuncionais de uso que influenciam na decisão dos consumidores tecnológicos. Utilizou-se a Netnografia, buscando informações dos consumidores em sites sobre o artefato. Nas análises desenvolvidas, 4 categorias foram identificadas onde demonstram que os aspectos da teoria proposta, influenciam de maneira positiva e negativa para a aquisição. O artigo contribui com os resultados para uma reflexão sobre o comportamento de consumo tecnológico perante a um novo contexto e instrumento da tecnologia em vigência.

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Biografía del autor/a

Emílio José Montero Arruda Filho, University of Amazon - UNAMA

Pós-Doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no departamento de mercadologia (MCD) (2012/2014). Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo (Italy - Nov. 2005 a Mar de 2009). Esteve como visitante na University of Rhode Island (USA) com o Grupo RITIM (Research Institute for Telecommunications and Information Marketing) 2007 / 2008. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1995) e mestre em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade (1998). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD da Universidade da Amazônia (UNAMA) de Janeiro de 2014 a Novembro de 2015. Professor do mesmo Programa desde 2009 e Editor da Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade (AOS) do PPDA da UNAMA desde seu lançamento em 2012 até Novembro de 2015. Professor e pesquisador do Programa de Doutorado e Mestrado da Universidade FUMEC em Belo Horizonte (MG) desde Setembro de 2015, atuando na linha de pesquisa Estratégia e Tecnologias em Marketing. Coordenador Associado do PROCAD 2013 FGV/UNAMA/UNIR/UECE. Esteve como Editor Associado das revistas BBR da FUCAPE, BAR da ANPAD e Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC da UEBA), tendo sido Editor associado de outras revistas de impacto nacionais, e estando atualmente como Editor Associado do International Journal of Business and Systems Research (2018-2020) e Revista de Administração Contemporânea (RAC) da ANPAD (2018-2020). Revisor de diversas revistas científicas nacionais e internacionais como The Journal of Consumer Marketing - JCM, JPIM - Journal of Product Innovation Management, Games and Culture, International Journal of Information Management (IJIM), dentre outras revistas, além das conferências nas áreas de expertise. Líder do Tema 10 da divisão acadêmica de Marketing da ANPAD para o triênio 2015-2017 e membro do comitê científico de Marketing para o triênio 2018-2020. Membro do Comitê Executivo da ANPAD para suporte a Diretoria Executiva de 2016-2017. Consultor AdHoc da CAPES desde Jan/2012, onde vem participando ativamente no processo de avaliação de cursos, eventos e projetos para a área de Administração, além de ter participado da Avaliação Trienal 2010/2012, avaliação de livros, APCNs, etc. Bolsista de Produtividade do CNPq 2016-2018, 2018-2020 e consultor AdHoc do órgão. Tem interesse de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Marketing, Inovação Tecnológica e Telecomunicações, com ênfase em Sistemas Tecnológicos e Tendências de Mercado, atuando principalmente nos seguintes temas: novos produtos de telecomunicações / Tecnologia da Informação, convergência tecnológica, metodologia de pesquisa, marketing tecnológico e comportamento do consumidor.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

Arruda Filho, E. J. M., & Oliveira, R. L. S. (2021). Realidade Virtual como Tendência Futura de Consumo Tecnológico: Um Estudo Netnográfico. Revista De Negócios, 26(2), 20–38. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2021v26n2p20-38

Número

Sección

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