To partner, or not to partner? Assessing the role higher education institutions’ partnerships play in education for sustainability

Autores/as

  • Ananda Silva Singh, D.ra. UNIFACEAR
  • Andréa Paula Segatto, D.ra. Universidade Federal do Paraná
  • Eduardo De-Carli, D.r. Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n1p6-21

Palabras clave:

Education for sustainability, higher education, partnerships, challenges

Resumen

Implementing education for sustainability demands higher education institutions to overcome various challenges, such as understanding the concept of sustainability, training change agents, curricular changes, among others. In this scenario, partnerships show themselves as important facilitating elements to mitigate such challenges. Thus, this study seeks to assess, empirically, a conceptual model regarding partnerships being used as facilitating elements to overcome challenges faced by higher education institutions during education for sustainability’s implementation. To do so, a qualitative research, of a descriptive nature and that used a multicase study as a research strategy was carried out with six Brazilian higher education institutions. The results showed that partnerships are used to minimize challenges related to the identification on higher education institutions’ stakeholders’ demands, to the formalization and institutionalization of sustainability and education for sustainability and to changes in the curricula and teaching methodologies. It was also possible to observe that the challenges faced by higher education institutions can be grouped in five fronts, as recommended in the framework available in the literature and assessed in this research for its validation.

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Biografía del autor/a

Ananda Silva Singh, D.ra., UNIFACEAR

Professora da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica. Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Administração pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Tem experiência profissional como professora de disciplinas do curso de Administração e tem como principais interesses de pesquisa, a área de Estratégia, Ensino e Pesquisa em Administração, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

Andréa Paula Segatto, D.ra., Universidade Federal do Paraná

Professora Titular no curso de Administração da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Orientadora de mestrado e doutorado no PPGADM/UFPR. Coordenadora do Grupo de Estudos em Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade - EGITS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Consultora Ad-Hoc e parecerista de periódicos científicos nacionais e internacionais, do CNPq e da CAPES. Foi Visiting Scholar na Universidade de Stanford (USA) de fev 2019 a jan 2020, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM/UFPR) em 2018, editora executiva de periódicos científicos da ANPAD, como RAC e BAR, de 2004 a 2012. Possui doutorado (2001) e mestrado (1996) em Administração pela Universidade de São Paulo e graduação em Administração (1991) e em Ciências Econômicas (1990) pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Programa Academia ICE, que reúne pesquisadores da área de negócios de impacto social no Brasil. Desenvolve pesquisas em Administração, na área de Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Alianças, cooperações e parcerias tecnológicas, Negócios de Impacto Social, Inovações sociais e transferência de tecnologia.

Eduardo De-Carli, D.r., Universidade Federal do Paraná

Pós doutorado (2021) pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (PPGADM/UFPR). Doutorado em Administração (2018), com subsídio de bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Mestrado em Administração (2015), com subsídio de bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizados na linha de pesquisa em Inovação e Tecnologia, da Área de Concentração em Estratégia e Organizações, do PPGADM/UFPR. Bacharelado em Administração (2008) pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA), pós-graduação em Língua Portuguesa (2008) pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e graduação em Letras (2005) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participante do Grupo de Estudos em Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (EGITS) da UFPR. Desenvolve pesquisas em Administração, na área de Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, principalmente sob os temas de cooperação universidade-empresa, alianças, relações interorganizacionais, capacidades relacionais, transferência de tecnologia, inovação social e responsabilidade social. 

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Publicado

2023-03-22

Cómo citar

Singh, A. S., Segatto, A. P., & De-Carli, E. (2023). To partner, or not to partner? Assessing the role higher education institutions’ partnerships play in education for sustainability. Revista De Negócios, 27(1), 6–21. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n1p6-21

Número

Sección

Articles