Comportamento dos Jovens Consumidores de Telefonia Celular: Análise das Metas de Consumo

Autores/as

  • Danielle Mantovani Lucena da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Paulo Henrique Muller Prado Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n3p81-97

Palabras clave:

Metas de Consumo, Jovens, Telefonia Celular.

Resumen

Tendo em vista a necessidade de investigar os pressupostos que levam o consumidor a optar por certos produtos e serviços, o presente estudo tomou como base as metas de consumo no nível de “ter”, proposta por Ratneshwar et al (2000) para identificar uma taxonomia de jovens consumidores de telefone celular a partir das suas preferências por atributos e dos benefícios buscados nesses atributos. A pesquisa teve caráter eminentemente exploratório e se baseou em uma amostragem por conveniência e julgamento. Em uma primeira fase foram feitas entrevistas qualitativas e identificados os principais atributos e benefícios associados à avaliação de alternativas de telefonia celular. Na seqüência, a realização de um survey com 317 pesquisados e as posteriores Análises Fatoriais revelaram cinco grupos de atributos – funções básicas, funções avançadas, tipo de plano, operadora e design. A partir das preferências por atributos foi realizada uma Análise de Cluster e foram encontrados três grupos distintos. Por fim, a ANOVA e o Teste Qui Quadrado foram utilizados na discriminação dos grupos encontrados. A taxonomia apresentada sugere a presença de três clusters, denominados Tecnológicos, Focados no Serviço e Utilitários.

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Biografía del autor/a

Danielle Mantovani Lucena da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Administração com ênfase em Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor pela UFPR.

Paulo Henrique Muller Prado, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Administração e Marketing pela EAESP-FGV.

Publicado

2009-02-02

Cómo citar

Lucena da Silva, D. M., & Prado, P. H. M. (2009). Comportamento dos Jovens Consumidores de Telefonia Celular: Análise das Metas de Consumo. Revista De Negócios, 13(3), 81–97. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n3p81-97