COMÉRCIO EXTERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: A PROPOSTA DE UM CENTRO DE APOIO E INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n3p11-32Palabras clave:
Comércio exterior, AMOCENTRO, Desenvolvimento regional.Resumen
Este trabalho se constituiu em um estudo das condições de viabilidade da criação de um centro de apoio e informação em comércio exterior (CENACE), nos municípios associados à Associação dos Municípios do Centro do Paraná (AMOCENTRO), que se caracterizam por possuírem um baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Através de pesquisas bibliográficas e de campo, visita técnica, entrevistas e consultas realizadas em fontes secundárias diagnosticou-se o potencial da região, sobretudo em termos de produção rural, ainda não explorado no mercado internacional. Identificou-se também a carência de informações e de atuação de profissionais na área de comércio exterior. Nesse contexto, propôs-se um plano de negócios, direcionado à AMOCENTRO, mostrando as condições de viabilidade para o CENACE, como instrumento para o desenvolvimento regional.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2011-09-27
Cómo citar
Deboçã, L. P., Silva, E. A., Nunes, D., Campos, D. A. P., & Kautuski, E. M. (2011). COMÉRCIO EXTERIOR E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: A PROPOSTA DE UM CENTRO DE APOIO E INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR. Revista De Negócios, 16(3), 11–32. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n3p11-32
Número
Sección
Artigos
Licencia
Click here for the copyright statement.