CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES DE REDES: UM ESTUDO NOS RELACIONAMENTOS DO SETOR HOTELEIRO DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS DE GRAMADO E CANELA (RS)

Autores/as

  • Lali Felker de Curtis Univali
  • Valmir Emil Hoffmann Univali

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n1p46-62

Palabras clave:

Redes, Cooperação, Setor Hoteleiro

Resumen

Gramado e Canela (RS) têm a capacidade de dinamizar a economia da Região das Hortênsias. Diante disso, Gramado foi selecionada pelo MTur para receber investimentos direcionados a proporcionar qualidade de serviços no padrão internacional, sob a premissa de redes. Outrossim, a cultura de serviços é focada na qualidade, exigindo da atividade hoteleira, pela natureza interdependente, relacionamentos com fornecedores, competidores e/ou complementadores na sua cadeia produtiva. Elaborou-se pesquisa aplicada-comparativa, descritiva, com abordagem quantitativa, identificada como censitária, para verificar a presença das características determinantes de redes nos relacionamentos do setor hoteleiro dessas destinações. Os resultados alcançados permitem inferir que cooperação é mais aceita nos estabelecimentos de hospedagem de Canela; concluindo-se que as destinações comparadas não apresentam diferenças estatisticamente significativas quanto aos demais atributos investigados (flexibilidade, aprendizado mútuo, confiança e reputação).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lali Felker de Curtis, Univali

Mestranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (SC); Epecialista em Gestão da Qualidade e Produtividade pela Universidade de Caxias do Sul (RS); Bacharel em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (RS); Tecnóloga em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (RS). Supervisora Operacional Hotel Recanto das Águas (Balneário Camboriú/SC); Consultora de empresas.

Valmir Emil Hoffmann, Univali

Doutor em Administração pela Universidad de Zaragoza (Espanha); Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Marketing; e em Engenharia de Produção; Economista pela Universidade do Vale do Itajaí (SC). Pesquisador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo da Universidade do Vale do Itajaí, na área de competitividade, relações interorganizacionais e aglomerações (clusters); Consultor de empresas.

Publicado

2009-09-01

Cómo citar

Curtis, L. F. de, & Hoffmann, V. E. (2009). CARACTERÍSTICAS DETERMINANTES DE REDES: UM ESTUDO NOS RELACIONAMENTOS DO SETOR HOTELEIRO DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS DE GRAMADO E CANELA (RS). Revista De Negócios, 14(1), 46–62. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n1p46-62