GESTÃO SUSTENTÁVEL E CAPACIDADE DINÂMICA DE INOVAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA SAÚDE

Autores/as

  • Silvia Maria Preczevski PPGA UNINOVE
  • Priscila Rezende da Costa PPGA UNINOVE
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) da UNINOVE
  • Wesley Ricardo de Souza Freitas Mestrado Profissional em Administração Pública em rede Nacional, na Escola de Administração e Negócios (UFMS/ESAN)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n4p25-46

Palabras clave:

Capacidades Dinâmicas, Empresas de Base Tecnológica, Gestão em Saúde

Resumen

A criação e operação de empresas de base tecnológica (EBT) são o principal incentivo à inovação nas economias emergentes, especialmente em indústrias que exigem um alto grau de tecnologia, mas que muitas vezes são negligenciadas, como é o caso do setor de saúde. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi verificar como a gestão sustentável dos negócios pode potencializar a capacidade dinâmica de inovação de EBTs da saúde. Especificamente, buscamos: a) identificar os instrumentos de gestão sustentável adotados pelos EBT, considerando o alinhamento das dimensões social, ambiental e econômica; b) verificar se os instrumentos de gestão sustentável criam, ampliam ou modificam a base de recursos utilizada pelos EBTs na geração de inovações; c) mapear as contribuições de instrumentos de gestão sustentável para a capacidade dinâmica de inovação de EBTs. O método qualitativo de estudo de caso múltiplo foi utilizado, com base em entrevistas semiestruturadas com os gerentes de duas EBTS, além de dados secundários obtidos por meio de mídia digital e impressa. Após a coleta dos dados, a análise de conteúdo foi realizada com o software Iramuteq foi utilizado. Quanto aos resultados, verificou-se que, a partir do desenvolvimento de capacidades dinâmicas de inovação, as EBTs investigadas instituíram ações de gestão sustentável que melhoraram seus modelos de negócio, gerando inovações com características frugais e disruptivas, o que levou a melhorias contínuas tanto no processo produtivo como nas ações de gestão sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvia Maria Preczevski, PPGA UNINOVE

Mestre em Administração (Mestrado Acadêmico) na Universidade Nove de Julho - UNINOVE (Conceito CAPES 5). Especialização MBA Executivo em Gestão Financeira e Controladoria pelo Instituto de Ciências Sociais para Educação Corporativa - ICSEC em parceria com o Instituto Meridional - IMED. Graduação em Administração com Habilitação em Serviços pela Faculdade Anglicana de Erechim - FAE.

Priscila Rezende da Costa, PPGA UNINOVE

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA USP, 2012. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, FEA RP USP, 2007. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2005. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UNINOVE, 2010-2014. Atualmente é professora da Universidade Nove de Julho, UNINOVE, no Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado e Doutorado, Linha de Inovação, lecionando as seguintes disciplinas: Seminários de Dissertação; Seminários de Tese; Fronteiras do Conhecimento em Metodologia da Pesquisa; Gestão e Internacionalização do Empreendedorismo Inovador; e Tópicos Especiais em Inovação. Também é professora do curso de Graduação em Administração da UNINOVE e atua na coordenação técnica e acadêmica do Programa Escola da Ciência. É editora científica dos periódicos International Journal of Innovation (IJI) e Innovation & Management Review (IMR), além disso, é avaliadora de periódicos na área de Administração, tais como: Revista de Administração da USP (RAUSP); Revista Brasileira de Gestão de Negócios (RBGN); Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE (RACEF); Future Studies Research Journal; Internext; Gestão & Regionalidade; Desenvolvimento em Questão; Revista Ciências Administrativas; Revista GeAS; Revista de Gestão e Projetos; Revista Gestão e Secretariado; e Exacta. É líder de Grupo de Pesquisa do CNPq, intitulado Estratégia de Inovação, e no âmbito do grupo coordenou projetos de pesquisa financiados pelo CNPq: Projeto n° 471875/2014-7, intitulado Geração de Inovações para o Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo com Empresas de Base Tecnológica de Economias Emergentes (2015-2017) e Projeto n° 108313/2017-4, intitulado Capacidades Relacional e Absortiva para Geração de Inovações: Um Estudo com Born Globals Brasileiras (2016-2017). Também participa dos seguintes grupos de pesquisa: Gestão e Modelos da Inovação (UNINOVE); Inovação e Sustentabilidade (UNINOVE); Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP (PGT/USP); Núcleo de Pesquisas em Inovação, Gestão Empreendedora e Competitividade da USP (INGTEC); e Inovação na Era Digital (UFABC). Tem experiência na área de Administração e seus principais temas de pesquisa são: cooperação empresa-universidade, capacidades dinâmicas, capacidade relacional, capacidade absortiva e internacionalização da inovação.

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) da UNINOVE

Possui Pós-Doutorado (2013) e Doutorado em Ciências Básicas (2007), pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (CONCEITO CAPES 7). É Mestre em Ciências Básicas (2003), também pela UNIFESP. Graduou-se em Pedagogia (2010) pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, em Ciências Biológicas - Bacharelado (2001) pela Universidade do Grande ABC - UNIABC, e em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena (1999), também pela UNIABC. É Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) da UNINOVE, e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), também da UNINOVE. Nestes Programas, apoiando-se no conceito de Big Data: 1 - desenvolve trabalhos relacionados à avaliação das competências em pesquisa e à produção científica brasileira, disponíveis na Plataforma Lattes, por meio da ferramenta computacional Scriptlattes; 2 - estuda a evolução dos Grupos de Pesquisa registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, por meio da ferramenta computacional ScriptGP; 3 - realiza mineração de informações disponíveis em documentos de patentes, por meio da ferramenta Patent2net; 4 - atua na avaliação de cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto sensu, por meio das ferramentas computacionais ScriptEMEC e Scriptsucupira, respectivamente. É Membro número 24155 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).

Wesley Ricardo de Souza Freitas, Mestrado Profissional em Administração Pública em rede Nacional, na Escola de Administração e Negócios (UFMS/ESAN)

Doutor em Administração (PPGA/UNINOVE), Mestre em Engenharia de Produção (FEB/UNESP) e Graduado em Administração (CPTL/UFMS). Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso Sul - Campus de Paranaíba (UFMS/CPAR) e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública em rede Nacional, na Escola de Administração e Negócios (UFMS/ESAN). Pesquisa temas relacionados à Gestão de Recursos Humanos, Gestão Ambiental Empresarial e Green Human Resource Management. Ordic ID orcid.org/0000-0002-1764-4924 Scopus Author ID 53983939800 Fator H Google Scholar = 7

Publicado

2019-05-07

Cómo citar

Preczevski, S. M., Costa, P. R. da, Ferraz, R. R. N., & Freitas, W. R. de S. (2019). GESTÃO SUSTENTÁVEL E CAPACIDADE DINÂMICA DE INOVAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA SAÚDE. Revista De Negócios, 23(4), 25–46. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n4p25-46

Número

Sección

Articles