A governança corporativa e o comportamento das ações de empresas do setor de energia elétrica listadas na Bovespa

Autores/as

  • Gustavo Henrique Silva de Souza Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq)
  • Nilton Cesar Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Felipe Bezerra Barbosa Universidade Federal de Alagoas
  • Álvaro César Coutinho Leite Universidade Federal de Alagoas
  • Andrei Aparecido de Albuquerque Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2015v20n1p13-28

Palabras clave:

Setor de Energia, Governança Corporativa, Coeficiente Beta, Índice de Energia Elétrica (IEE)

Resumen

Este artigo objetivou investigar a relação entre a governança corporativa e o comportamento das ações de empresas do setor de energia elétrica listadas na Bovespa por meio dos indicadores do Coeficiente Beta (β) [volatilidade] e do Índice de Energia Elétrica (IEE) [valor de mercado], tendo em vista a dinâmica do mercado de energia elétrica no Brasil no período da crise estadunidense em 2008/2009 e da crise europeia em 2010 e a pós-crise. Foram estudadas empresas do setor de energia elétrica brasileiro nos períodos de 01/01/2009 a 30/06/2011 (Período 1) e de 25/10/2012 a 31/10/2013 (Período 2). Os resultados mostram que o valor de mercado e a volatilidade das empresas de energia não foram afetados no decorrer da crise estadunidense e da crise europeia. Entretanto, a pós-crise culminou no aumento do Dólar e do Euro, na diminuição de investimentos estrangeiros no Brasil e na queda de exportações, afetando negativamente as ações das empresas brasileiras de energia e, consequentemente, reduzindo o valor de mercado dessas empresas. A governança corporativa mostra-se balizadora da volatilidade das ações das empresas de energia, visto que as mantêm menos instáveis que o mercado, mesmo em períodos de crise.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Henrique Silva de Souza, Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq)

Mestre em Psicologia (Psicologia Organizacional). Pesquisador do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE/CNPq). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas.

Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto e Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlância. Avaliador MEC/INEP.

Felipe Bezerra Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Iniciação Científica no Núcleo de Inovação Empreendedora (NIE) no Departamento de Administração da Universidade Federal de Alagoas. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Álvaro César Coutinho Leite, Universidade Federal de Alagoas

Iniciação Científica no Núcleo de Inovação Empreendedora (NIE) no Departamento de Administração da Universidade Federal de Alagoas. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Andrei Aparecido de Albuquerque, Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2015-04-10

Cómo citar

Souza, G. H. S. de, Lima, N. C., Barbosa, F. B., Leite, Álvaro C. C., & Albuquerque, A. A. de. (2015). A governança corporativa e o comportamento das ações de empresas do setor de energia elétrica listadas na Bovespa. Revista De Negócios, 20(1), 13–28. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2015v20n1p13-28