AS MOTIVAÇÕES PARA DEIXAR DE SER INTRAEMPREENDEDOR E SE TORNAR EMPRESÁRIO.

Autores/as

  • Leandro Mariano Pereira UNIP - Universidade Paulista
  • Marcos Hashimoto Hashimoto FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2015v20n2p4-14

Palabras clave:

Intraempreendedorismo, Orientação Empreendedora, Empreendedorismo, Empreendedorismo Corporativo, Criação de Novos Negócios, perfil empreendedor, identificação de oportunidades

Resumen

Muitos funcionários se tornam empreendedores identificando oportunidades empreendedoras dentro do seu próprio emprego. Algumas empresas procuram reter estes funcionários mais talentosos dando-lhes a possibilidade de se tornarem intraempreendedores e desenvolverem suas ideias sem precisar sair da empresa. Apesar dos estímulos e da liberdade, nem todos os funcionários querem se tornam intraempreendedores. O objetivo do presente estudo foi o de identificar as razões que levam intraempreendedores em organizações orientadas ao empreendedorismo a abandonarem seus empregos para criar seus próprios negócios. Neste estudo foi identificada uma empresa do segmento de turismo com orientação empreendedora e cinco de seus ex-funcionários que montaram seus próprios negócios foram entrevistados. Os resultados indicam que, a despeito de um ambiente organizacional que fomenta o espírito empreendedor nas pessoas, as razões para empreender por conta própria giram em torno de uma busca de satisfação pessoal, desejos de poder e de controle e a busca pela autonomia e independência, que nem sempre podem ser encontrados no antigo emprego. Embora o estudo tenha trazido estes resultados como contribuição, a principal contribuição está no fato do estudo ter identificado que o incentivo do empreendedor da empresa empregadora foi fundamental para que seus funcionários deixassem o emprego para se tornarem empreendedores, uma vez que todos os negócios constituídos por eles são parceiros da empresa empregadora, ou seja, a orientação empreendedora não fomenta apenas intraempreendedores, mas novos empreendedores individuais também, quando alinhados com a estratégia de crescimento da organização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Mariano Pereira, UNIP - Universidade Paulista

Professor e Pesquisador do Tema Empreendedorismo

Marcos Hashimoto Hashimoto, FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA

Professor,  Escritor e Pesquisador do Tema Empreendedorismo

Publicado

2016-04-07

Cómo citar

Pereira, L. M., & Hashimoto, M. H. (2016). AS MOTIVAÇÕES PARA DEIXAR DE SER INTRAEMPREENDEDOR E SE TORNAR EMPRESÁRIO. Revista De Negócios, 20(2), 4–14. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2015v20n2p4-14