CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PMES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2000v5n4p%25pPalabras clave:
comércio internacional, consórcios de exportação, estratégias de internacionalização, Pequenas e Médias Empresas (PMEs)Resumen
As PMEs que tentam atuar na atividade exportadora encontram grandes dificuldades para desenvolver a exportação direta de seus produtos e/ou serviços. Elas teriam que executar individualmente as tarefas de pesquisa e seleção de mercados, produção, comercialização e logística de exportação, etc. Essas tarefas estão fora do alcance das PMEs, por limites financeiros, de capacitação de pessoal, infra-estrutura organizacional, conhecimento dos mercados e habilidades para exportar. Está aí a razão de ser do estudo que resultou no presente paper: com ele se pretendeu conhecer as dificuldades das PMEs brasileiras no seu esforço de internacionalização e, sobretudo, analisar os consórcios de exportação como ferramentas para superá-las apropriadamente.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2007-06-25
Cómo citar
Schwanke, C., & Theis, I. M. (2007). CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PMES. Revista De Negócios, 5(4). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2000v5n4p%p
Número
Sección
Artigos
Licencia
Click here for the copyright statement.