Conhecimentos e habilidades de comunicação para empreendedores nas fases iniciais do ciclo de vida organizacional de Adizes
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n2p21-35Palabras clave:
Empreendedorismo, comunicação organizacional, ciclo de vida organizacional, modelo de CVO de Adizes, conhecimentos e habilidadesResumen
Este artigo identifica as habilidades e conhecimentos de comunicação necessários ao empreendedor durante as fases de crescimento do ciclo de vida organizacional de Adizes (2004): Namoro, Infância, Toca-toca, Adolescência e Plenitude Inicial. Trata-se de um estudo teórico prescritivo baseado no modelo de CVO de Adizes e em artigos teórico-empíricos sobre comunicação e empreendedorismo. Observou-se que, em cada etapa, o empreendedor deve acessá-la e/ou desenvolvê-la para que a organização sobreviva e avance para fases posteriores. Destaca-se que, nas fases iniciais do ciclo em questão, a comunicação está centrada na figura do empreendedor e, aos poucos,se torna mais profissional, formal, integrada e mediada por tecnologias, o que evidencia que a evolução da comunicação acompanha o desenvolvimento pessoal e profissional do empreendedor e seu empreendimento. Na fase de Namoro, a comunicação concentra-se no compartilhamento de ideias e sentimentos com o objetivo de angariar adeptos de seus ideais. Na Infância, a comunicação ocorre do empreendedor para seus subordinados principalmente de forma oral, face a face, uma vez que há pouca hierarquia. Na fase Toca-Toca, há a continuidade do segundo estágio, a empresa apresenta-se em ascensão, de forma rápida, porém desordenada, e as tarefas do dia-a-dia são desempenhadas crise após crise. Na fase de adolescência organizacional, a empresa está em um período de desenvolvimento, no qual acontece a profissionalização, a delegação de funções e uma maior interdependência dos setores. Na Plenitude Inicial do empreendimento há equilíbrio, com sistemas bem estruturados, e a característica fundamental de comunicação está relacionada à formalização de procedimentos, para assegurar informações suficientes para o desempenho das atividades, de forma clara e objetiva. Um quadro síntese é apresentado ao final do artigo com os conhecimentos e habilidades de comunicação necessários a cada fase do ciclo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Click here for the copyright statement.