Perspectivas e limites da pesquisa quantitativa na produção de conhecimento em Marketing: A metáfora do cadeado

Autores/as

  • Salomão Alencar de Farias Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n1p25-33

Resumen

Este ensaio aborda tópicos relacionados à pesquisa quantitativa e sua contribuição para o avanço do conhecimento em marketing no Brasil. Para tanto, propõe a metáfora do cadeado, discutindo de maneira leve aspectos relevantes da abordagem quantitativa de investigação na área do marketing, e revelando que, por vezes, a segurança dos números pode ocultar os limites deste tipo de pesquisa. No início dos anos 90 esta abordagem dominou as publicações e a formação de pesquisadores nos programas de pós-graduação em administração e ainda hoje é maioria nos artigos apresentados em congressos e revistas acadêmicas no país. A contribuição da pesquisa quantitativa na produção do conhecimento em marketing é clara considerando o levantamento feito por pesquisadores brasileiros; no entanto, os limites da abordagem não podem ser negligenciados. O texto caracteriza-se como uma reflexão e não se propõe a ser prescritivo, mas apenas instigar o leitor a repensar os limites e as perspectivas da pesquisa quantitativa no marketing.

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Publicado

2013-04-01

Cómo citar

Farias, S. A. de. (2013). Perspectivas e limites da pesquisa quantitativa na produção de conhecimento em Marketing: A metáfora do cadeado. Revista De Negócios, 18(1), 25–33. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n1p25-33