Reflexões acadêmicas e de mercado para o Marketing na base da pirâmide

Autores/as

  • Vitor Koki da Costa Nogami Universidade Estadual de Maringá
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá
  • Juliana Medeiros Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n4p55-73

Palabras clave:

Base da Pirâmide, Baixa Renda

Resumen

http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n4p55-73

O presente ensaio tem como proposta apontar questões referentes ao mercado da base da pirâmide, tanto em uma perspectiva teórica quanto em uma perspectiva de mercado. Primeiramente é apresentado o contexto científico e conjuntural da temática como forma de iniciação das discussões. Devido ao aumento do poder de compra com o acesso a crédito e incremento salarial da população de baixa renda, o consumo deste segmento aumentou, proporcionando também aumento no número de pesquisas acerca do tema. O presente artigo se insere neste movimento de ampliação e aprofundamento científico em relação aos estudos de marketing e comportamento de compra do consumidor da base da pirâmide. Em um segundo momento são apresentadas maneiras de classificações e segmentações no mercado de baixa renda. O mercado da base da pirâmide tem em comum a renda limitada, mas há inúmeras outras características neste nicho que possibilita diretrizes para segmentação, como estilo de vida, valores compartilhados e preferências de consumo (GUESALADA; MARSHALL, 2008; RANGAN et al., 2011). Em seguida são propostas implicações gerenciais para grandes empresas (PRAHALAD, 2005; SCHADER et al. 2011), empresas varejistas (D’ANDREA et al., 2006; PARENTE; BARKI, 2008), e acerca do comportamento do consumidor da base da pirâmide (HAMILTON, 2009ª; AZEVEDO; MARDEGAN JR., 2009). Estas implicações estão sustentadas em uma revisão e análise literal de livros e artigos nacionais e internacionais. Por fim, explora-se um debate da corrente prahaladiana e da corrente anti-prahaladiana encontrada na literatura (WALSH et al. 2005; KARNANI, 2007), que instiga reflexões sobre o mercado da base da pirâmide, a disponibilidade de emprego e a erradicação da pobreza.

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Biografía del autor/a

Vitor Koki da Costa Nogami, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), pós-graduação em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e mestrado em andamento em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professor auxiliar do Departamento de Administração (DAD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (GIPEM). Atua nas áreas de Marketing, Cultura e Consumo, Inovação, Empreendedorismo, Comportamento do Consumidor e Baixa Renda.

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Francisco Giovanni David Vieira, possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1991), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), e realizou estágio de pós-doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor da Universidade Estadual de Maringá, editor associado para a área de Estudos de Marketing dos Cadernos EBAPE.BR (FGV-Rio), membro da Academy of Marketing (UK) e coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq). Foi professor visitante da Universidade Federal de Lavras (2008) e membro do Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes temas: práticas de marketing, gestão de mercado, cultura e consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil.

Juliana Medeiros, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Possui Pós-Graduação em Gestão Empresarial (MBA executivo 2011) pela Universidade Estadula de Maringá. É aluna regular do Programa de Pós Graduação em Administração - Mestrado - da Universidade Estadual de Maringá - PPA UEM.

Publicado

2012-11-07

Cómo citar

Nogami, V. K. da C., Vieira, F. G. D., & Medeiros, J. (2012). Reflexões acadêmicas e de mercado para o Marketing na base da pirâmide. Revista De Negócios, 17(4), 55–73. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n4p55-73