A construção de uma impressão socialmente responsável: Um estudo em instituições de ensino superior a partir da comunicação organizacional

Autores/as

  • Sílvio Luiz Paula Faculdade Boa Viagem-FBV
  • José Ricardo Mendonça Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n1p44-69

Palabras clave:

Responsabilidade Social, Instituição de Ensino Superior, Stakeholder, Gerenciamento de impressões, Comunicação organizacional

Resumen

O objetivo geral desse trabalho é analisar como as ferramentas de comunicação organizacional são utilizadas para gerenciar as impressões, dos públicos internos e externos, relativas à responsabilidade social em três Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (UFPE, FAFIRE e ASCES). Como arcabouço teórico, foram utilizados conceitos de Gerenciamento de Impressões, Responsabilidade Social Empresarial, Teoria dos Stakeholders, Comunicação Organizacional, Cultura Organizacional e Estrutura Organizacional. Em cultura, emerge o sistema de representações e de valores compartilhados, conforme modelo de Fischer (1996), o qual influencia e é influenciado pela estrutura organizacional. Em educação superior, discute-se o panorama das IES e o seu papel na construção da sociedade, conforme argumento de Calderón (2010). Já em RSA, discute-se a teoria dos stakeholders, de acordo com o modelo de Mitchell, Agle e Wood (1997). A metodologia utilizada é o estudo de múltiplos casos, para tal, foram selecionadas três IES, sendo duas em Recife/PE e uma em Caruaru/PE. O estudo foi de natureza qualitativa, realizando-se para a coleta de dados uma pesquisa de campo com a utilização de entrevistas semiestruturada, análise documental, observação direta em ambientes das instituições e observação indireta de fotografias e vídeos. Dentre os resultados, as ações demonstraram ter alinhamento com o modelo de gestão e a cultura, os membros apresentaram consciência do papel social de uma IES, identificando como principais stakeholders os alunos, os professores, funcionários, pais de alunos, as associações, os consumidores, os fornecedores e o poder público, dentre as estratégias mais utilizadas para construir uma imagem socialmente responsável destacam-se a exemplificação e a promoção organizacional. As IES apresentam consistência entre a imagem transmitida em relação à RSE e suas culturas e identidades, pois costumam comunicar apenas o que realmente é praticado.

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Biografía del autor/a

Sílvio Luiz Paula, Faculdade Boa Viagem-FBV

Autor de livro, possui mestrado e graduação em administração pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Atualmente é professor da Faculdade Boa Viagem-FBV. Tem experiência na área de administração, com ênfase em gestão de pessoas, comunicação organizacional, responsabilidade social e comportamento organizacional.

José Ricardo Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Possui graduação em Administração pela Universidade de Pernambuco (UFPE) (1991), graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela UFPE (2000), mestrado em Administração pelo PROPAD/UFPE (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente está em processo de pós-doutorado no PPG de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professor Adjunto III do Núcleo de Gestão do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE e está como professor visitante no Departamento de Sociologia e Antropologia da Fafich/UFMG. Tem experiência na área de Administração (com ênfase em Comportamento Organizacional) Educação e Metodologia de Pesquisa. Os principais temas de interesses são: gerenciamento de impressões, gestão de serviços, competências, metodologia de pesquisa, ensino/aprendizagem e EAD.

Publicado

2014-04-01

Cómo citar

Paula, S. L., & Mendonça, J. R. (2014). A construção de uma impressão socialmente responsável: Um estudo em instituições de ensino superior a partir da comunicação organizacional. Revista De Negócios, 19(1), 44–69. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n1p44-69