A inovatividade em indústria de alimentos: Estudo com médias e grandes empresas do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n1p94-117Palabras clave:
inovatividade, comportamento inovador, orientação empreendedora, empreendedorismo, indústrias de alimentosResumen
Este artigo trata da inovatividade no contexto de orientação empreendedora. Tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo exploratório e qualitativo que buscou caracterizar a inovatividade em indústrias de alimentos. É feita uma revisão conceitual sobre orientação empreendedora e inovatividade, apresentando base conceitual para o estudo. A coleta de dados foi por meio de entrevistas semi-estruturadas com dirigentes de nove indústrias de médio e grande porte da região central do Rio Grande do Sul. A análise dos resultados apresenta uma caracterização da inovatividade nas organizações, que é evidenciada de forma diferente nas empresas pesquisadas. A inovação em produtos e serviços é destaque em quatro empresas, ao passo que a inovação em processos é prioridade em oito das nove empresas. Há investimentos constantes em inovação, com existência do setor de P&D em quatro empresas e participação ativa do fornecedor nas inovações de duas empresas. Há pessoas dedicadas a atividades inovativas em cinco empresas e nas demais há envolvimento parcial. A criatividade tem importância destaque, muito embora faltem procedimentos sistematizados para seu desenvolvimento. A diferenciação ocorre especialmente em processos, onde é possível ter atividades inovativas de difícil imitação pela concorrência.Descargas
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Publicado
2014-04-01
Cómo citar
Martens, C. D. P., Freitas, H. M. R. de, Menegaz Lajus, G., Salvi, E. J., & Martens, M. L. (2014). A inovatividade em indústria de alimentos: Estudo com médias e grandes empresas do Sul do Brasil. Revista De Negócios, 19(1), 94–117. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n1p94-117
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Artigos
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