PROPOSTA DE ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO EXTERNA, PARA APOIO À COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA MADEIREIRA EXPORTADORA DE CAÇADOR.

Autores/as

  • Leonel Cezar Rodrigues Universidade Regional de Blumenau
  • Kelson Martins Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2003v8n3p%25p

Palabras clave:

Sistemas de recuperação da informação, Estratégia. Exportação

Resumen

Este artigo apresenta uma arquitetura de um sistema de informação estratégica voltado para a exportação direta. A busca dos tipos de informações para desenvolver a arquitetura do sistema foi feita com base nas seguintes forças de pressão mercadológica: Poder de negociações dos fornecedores; Ameaça de novos entrantes; Poder de negociação dos compradores; Ameaça de produtos ou serviços substitutos; Rivalidade entre as empresas existentes. Constatou-se que a maioria das empresas adotam a estratégia de exportação ativa. Existe uma preocupação clara com a produção, custos, qualidade, estabilidade, e projeto dos produtos. A totalidade das empresas tem suas competências essenciais ligadas ao controle de reservas florestais, e ou de ativos especializados. Entretanto, a estagnação das reservas florestais e a fixidez dos ativos especializados se apresentam como limitador do crescimento da empresa. Uma saída é o crescimento vertical para cima, agregando mais valor ao produto. A exportação direta é um processo de verticalização para cima. A empresa passa a agregar mais valor ao produto assumindo novas atividades. Estas novas atividades demandam novas competências em marketing, desenvolvimento de produto e comercialização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-06-25

Cómo citar

Rodrigues, L. C., & Martins Fernandes, K. (2007). PROPOSTA DE ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO EXTERNA, PARA APOIO À COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA MADEIREIRA EXPORTADORA DE CAÇADOR. Revista De Negócios, 8(3). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2003v8n3p%p