CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA COM MONTADORAS

Autores/as

  • Otávio Pieritz

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2003v8n4p%25p

Palabras clave:

Marketing, Marketing de relacionamento, Planejamento empresarial

Resumen

Neste artigo, o objetivo geral foi estudar quais os fatores intervenientes na formulação das estratégias competitivas e de marketing, nas concessionárias de veículos de Blumenau – SC., vinculadas à montadoras que possuam banco. O objetivo específico foi explicar a relação existente entre montadora, o banco da montadora e a concessionária. Também, neste contexto, definir o papel das associações de classe das concessionárias, ainda examinar as estratégias competitivas e de marketing desenvolvidas pelas concessionárias. A análise e interpretação dos dados permitiu perceber que as ações estratégicas estão atreladas ao controle rígido das montadoras e, em menor grau, aos bancos das montadoras. Existem aspirações veladas, no intuito de conquistarem ao longo do tempo, através de movimentos encabeçados pelas diferentes associações representativas da classe, maior liberdade de ação.

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Publicado

2007-06-25

Cómo citar

Pieritz, O. (2007). CONCESSIONÁRIAS DE AUTOMÓVEIS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E RELAÇÕES DE DEPENDÊNCIA COM MONTADORAS. Revista De Negócios, 8(4). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2003v8n4p%p