Influência de brasileiros famosos no boicote de consumidores que usam redes sociais virtuais
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p91-110Palabras clave:
Boicote, Brasileiros(as) famosos(as), Redes Sociais VirtuaisResumen
http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p91-110
Boicote é o ato de o consumidor deixar de comprar um produto ou serviço por não concordar com um posicionamento de uma empresa (Klein, Smith e John, 2004), o que pode gerar perdas financeiras a uma empresa. Verificando as lacunas na literatura nacional tem-se como objetivo geral identificar grupos de pessoas famosas no Brasil que podem influenciar consumidores usuários de redes sociais a boicotar. Uma amostra com 272 consumidores usuários de redes sociais foi utilizada neste estudo. Dentre 162 pessoas famosas citadas na fase de pré-teste, 62 foram consideradas no estudo final. Estas pessoas foram classificadas em oito grupos de acordo com sua presença na mídia (jornalistas, entretenimento, religiosos, atletas, atores, cantores, políticos e personalidades). Dentre alguns resultados, têm-se: (a) o ranking de pessoas famosas que mais influenciaram os consumidores usuários de redes sociais da amostra; (b) as correlações entre os grupos de pessoas famosas; e, (c) o cruzamento da relação da influência das pessoas famosas na participação de um boicote pelo consumidor com variáveis demográficas.
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