Influência de brasileiros famosos no boicote de consumidores que usam redes sociais virtuais

Autores/as

  • Breno de Paula Andrade Cruz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (professor). Eaesp-FGV (doutorando)
  • Steven Dutt Ross Ebape-FGV
  • Joel Joukin Machado Braga Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Daniel Martins Abelha Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p91-110

Palabras clave:

Boicote, Brasileiros(as) famosos(as), Redes Sociais Virtuais

Resumen

http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p91-110

 

Boicote é o ato de o consumidor deixar de comprar um produto ou serviço por não concordar com um posicionamento de uma empresa (Klein, Smith e John, 2004), o que pode gerar perdas financeiras a uma empresa. Verificando as lacunas na literatura nacional tem-se como objetivo geral identificar grupos de pessoas famosas no Brasil que podem influenciar consumidores usuários de redes sociais a boicotar. Uma amostra com 272 consumidores usuários de redes sociais foi utilizada neste estudo. Dentre 162 pessoas famosas citadas na fase de pré-teste, 62 foram consideradas no estudo final. Estas pessoas foram classificadas em oito grupos de acordo com sua presença na mídia (jornalistas, entretenimento, religiosos, atletas, atores, cantores, políticos e personalidades). Dentre alguns resultados, têm-se: (a) o ranking de pessoas famosas que mais influenciaram os consumidores usuários de redes sociais da amostra; (b) as correlações entre os grupos de pessoas famosas; e, (c) o cruzamento da relação da influência das pessoas famosas na participação de um boicote pelo consumidor com variáveis demográficas.

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Biografía del autor/a

Breno de Paula Andrade Cruz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (professor). Eaesp-FGV (doutorando)

Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Departamento de Ciências Admnistrativas e Contábeis.

Steven Dutt Ross, Ebape-FGV

Doutor em Engenharia de Produção pela UFF, Mestre em Administração Pública pela Ebape (FGV) e Estatístico pena Ence (IBGE).

Joel Joukin Machado Braga, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Estudante de Graduação em Administração da UFRRJ

Bolsista de Iniciação Científica (PROIC-UFRRJ)

Daniel Martins Abelha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Estudante de Graduação em Administração da UFRRJ

Bolsista de Iniciação Científica (PROIC-UFRRJ)

Publicado

2012-08-01

Cómo citar

Cruz, B. de P. A., Ross, S. D., Braga, J. J. M., & Abelha, D. M. (2012). Influência de brasileiros famosos no boicote de consumidores que usam redes sociais virtuais. Revista De Negócios, 17(2), 91–110. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2012v17n2p91-110