VAREJO SUPERMERCADISTA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS: UMA ANÁLISE DAS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2004v9n1p%25pPalabras clave:
Varejo, Comércio varejista, Marketing, Planejamento estratégico, ConcorrênciaResumen
Este artigo descreve como funcionam as forças competitivas propostas por Michael Porter no varejo supermercadista da Grande Florianópolis, Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com estudo multicaso, com predominância no estudo de estratégia, varejo e marketing de varejo. Nesta pesquisa, buscouse verificar como funcionam os concorrentes dos supermercados; a ameaça de novos entrantes no varejo supermercadista; a ameaça de produtos substitutos; o grau de poder de negociação dos fornecedores e o grau de poder de negociação dos clientes; e as forças competitivas que atuam com mais intensidade no varejo supermercadista da Grande Florianópolis. Conclui-se que duas forças representam maior impacto no mercado estudado: a rivalidade entre os concorrentes e o poder de negociação dos fornecedoresDescargas
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Publicado
2007-06-25
Cómo citar
Deluca, M., & de Souza, M. R. (2007). VAREJO SUPERMERCADISTA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS: UMA ANÁLISE DAS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER. Revista De Negócios, 9(1). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2004v9n1p%p
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