Criação e desenvolvimento de produtos em empresas brasileiras internacionalizadas: Um estudo comparativo no setor de moda

Autores/as

  • Lúcia A. Silva Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP/USP
  • Décio Pereira Vicente Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP/USP
  • Simone Vascondelos Ribeiro Galina Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP/USP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n3p21-36

Palabras clave:

Internacionalização de empresas, Desenvolvimento de produtos de moda

Resumen

As principais empresas do setor de moda com atuação global têm procurado expandir para os chamados mercados emergentes desde o fim dos anos 90 e o Brasil tem sido invadido por essas grandes empresas através de investimentos diretos, franquias e licenciamentos. As empresas brasileiras de moda, que primam pelo design, originalidade e diferenciação, sentindo que o mercado nacional está mais concorrido com a chegada desses concorrentes estrangeiros, iniciaram um processo de internacionalização de suas marcas, ofertando seus produtos em busca de novos mercados e adotando diferentes estratégias de entrada nos mercados internacionais. O objetivo principal deste trabalho foi investigar como se processa o desenvolvimento de produtos em empresas brasileiras de moda que estão se internacionalizando para criação de diferencial competitivo. Para isso, foi realizado um estudo multicasos com três importantes empresas brasileiras líderes no setor de moda. Os resultados mostraram que as empresas são influenciadas pelas tendências internacionais de moda, mas estão lançando suas coleções nos mercados internacionais, no mesmo momento que as grandes marcas globais. Mostraram também que as empresas estão produzindo produtos do mesmo nível de qualidade que estas marcas, graças à maior capacitação de suas equipes de criação, ao acesso a fornecedores internacionais e também à qualidade dos fornecedores brasileiros.

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Biografía del autor/a

Lúcia A. Silva, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP/USP

Doutoranda em Administração de Organizações (FEA-RP/USP); Mestre em Administração de Organizações (2009 FEA-RP/USP); Professora e pesquisadora na área de Marketing.

Décio Pereira Vicente, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP/USP

Mestre em Administração de Organizações (2009 FEA-RP/USP); Empresário do setor de varejo de moda.

Simone Vascondelos Ribeiro Galina, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP/USP

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2003), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1997); Professora da Universidade de São Paulo na FEA-RP/USP, e líder do Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas.

Publicado

2013-10-01

Cómo citar

Silva, L. A., Vicente, D. P., & Galina, S. V. R. (2013). Criação e desenvolvimento de produtos em empresas brasileiras internacionalizadas: Um estudo comparativo no setor de moda. Revista De Negócios, 18(3), 21–36. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2013v18n3p21-36