Análise da relação entre subsidiária brasileira e matriz de corporação norte-americana com foco na gestão de RH

Autores/as

  • Claudia Cristina Bitencourt Unisinos
  • Debora Boll UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n2p36-61

Palabras clave:

Gestão estratégica, internacionalização, recursos humanos

Resumen

As organizações multinacionais são chamadas de agentes da globalização, por sua relevância econômica e social no mundo atual. Dada sua complexidade, por terem de atuar ao mesmo tempo global e localmente, surge a necessidade de se estudar sua dinâmica de gestão como ponto chave para a compreensão das práticas contemporâneas de gestão. Nesse cenário, este estudo busca compreender como se desenvolve a gestão de RH nessas organizações, quando a área tem o papel estratégico da atração, desenvolvimento e retenção de pessoas. Desenvolveu-se, a partir de um apanhado teórico, um estudo de caso em uma corporação norte-americana com foco na relação entre sua subsidiária brasileira e a matriz corporativa. Pôde-se verificar que a gestão de RH em subsidiárias de multinacionais é altamente complexa por sofrer fortes influências do sistema de negócios do país de origem da multinacional e da cultura e legislação do país de operações. A área trabalha, então, no sentido de equilibrar simultaneamente as demandas vindas da matriz corporativa e as locais. Identificou-se, além disso, na corporação estudada, apesar da forte centralização e padronização em corporações norte-americanas, um esforço para que a função RH evolua sempre através do estímulo à interação entre unidades para troca das práticas de sucesso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudia Cristina Bitencourt, Unisinos

Professora titular no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Publicado

2014-07-01

Cómo citar

Bitencourt, C. C., & Boll, D. (2014). Análise da relação entre subsidiária brasileira e matriz de corporação norte-americana com foco na gestão de RH. Revista De Negócios, 19(2), 36–61. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2014v19n2p36-61

Número

Sección

Artigos