EMPREENDEDORISMO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2005v10n2p%25pPalabras clave:
Administração – aspectos ambientais, Turismo – aspectos ambientais,Resumen
Manter o crescimento de ações empreendedoras e ainda ordenar as mesmas à utilização responsável dos recursos naturais é um desafio global. Em função da busca da sobrevivência e crescimento que fundamente a competitividade de seus empreendimentos, muitos empreendedores acabam protelando as ações em prol da conservação ambiental. Durante esse período de crescimento, vários são os indicadores de impactos negativos resultantes desse contexto, e a maioria dos empreendedores sabe da necessidade de equacionar a utilização dos recursos com a conservação ambiental. Contudo, pouco se faz de concreto neste sentido. Entender que as particularidades da responsabilidade ambiental são essenciais para uma gestão mais eficiente e qualificada permitiria que os empreendedores se tornassem mais participantes e profissionalizados em relação à questão ambiental. Igualmente importante é saber que muitas ações desse tipo poderão reduzir, além dos prejuízos ambientais, os prejuízos e custos empresariais. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver diretrizes para o empreendedorismo com responsabilidade ambiental por meio da percepção e conduta dos empreendedores turísticos. Para atingir tal objetivo utilizouse como metodologia a pesquisa exploratória, que possibilitou, por meio de entrevistas estruturadas com 136 empreendimentos, uma interatividade com a realidade do empreendedorismo turístico de Blumenau, SC. Os resultados do estudo demonstram que a maioria dos empreendedores locais compreende a importância da responsabilidade ambiental, mas não possui conduta que evidencie a participação e comprometimento dos mesmos com essa questão. Para colaborar com a melhoria deste contexto, este artigo propõe que seja inserida no Plano de Negócios, dentre outras políticas fundamentais ao funcionamento do empreendimento, uma Política Ambiental que possa nortear as ações empreendedoras a atender este quesito. Construir um negócio sustentável é um desafio que envolve riscos e sacrifícios e que, além de contribuir com a minimização dos impactos ambientais, pode colaborar com a competitividade do negócio.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2007-06-25
Cómo citar
Dreher, M. T. (2007). EMPREENDEDORISMO E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. Revista De Negócios, 10(2). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2005v10n2p%p
Número
Sección
Artigos
Licencia
Click here for the copyright statement.