FUNÇÕES, ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS COMO PARTE DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL: COMPARAÇÃO ENTRE EMPRESAS CATARINENSES E NORTE-AMERICANAS

Autores/as

  • Rogerio Pereira
  • Amélia Silveira
  • Gérson Tontini

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2005v10n3p%25p

Palabras clave:

Administração de material, Compra - administração, Logística empresarial

Resumen

Entendendo-se a administração de compras no contexto do processo de logística das empresas, estudou-se esta área nas maiores empresas industriais de Santa Catarina, com mais de 600 funcionários, na região do Vale do Itajaí, e das cidades de Brusque e Jaraguá do Sul. Os objetivos buscaram caracterizar o responsável pela função compras; verificar as funções, atividades, envolvimento, formas de comunicação e responsabilidades da administração de compras na organização; analisar as mudanças e inovações previstas na organização de compras, até 2008; comparar os resultados da pesquisa com as empresas catarinenses e com os do estudo do Center for Advanced Purchasing Studies (CAPS), em indústrias dos Estados Unidos da América (EUA) e do Canadá, em 1995. O método da pesquisa foi quantitativo, descritivo, do tipo “survey”, sendo o instrumento de coleta dos dados uma replicação, com adaptação, do questionário utilizado na pesquisa da CAPS. Os resultados obtidos revelam um perfil relativamente diferente entre as empresas industriais norte-americanas e as empresas catarinenses. A função de compras nas empresas americanas e canadenses, de porte semelhante às grandes empresas catarinenses pesquisadas, tende a ter uma responsabilidade mais diversificada, centrada nas funções básicas de compras (compras, controle e planejamento de materiais, pesquisa de materiais e compras, armazenagem, recuperação de investimentos e eliminação de resíduos e excedentes). Nas empresas catarinenses, a função de compras tende a acumular mais tarefas, quanto menor seu tamanho. Os entrevistados esperavam um crescimento do envolvimento da função de compras em atividades como desenvolvimento de produtos, implantação de sistemas integrados de fornecimento (EDI, B2B, CRM etc), planejamento estratégico e relacionamento com clientes.

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Publicado

2007-06-25

Cómo citar

Pereira, R., Silveira, A., & Tontini, G. (2007). FUNÇÕES, ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES DA ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS COMO PARTE DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL: COMPARAÇÃO ENTRE EMPRESAS CATARINENSES E NORTE-AMERICANAS. Revista De Negócios, 10(3). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2005v10n3p%p