A TROCA DE MEDICAMENTOS NO PONTO DE VENDA E O MERCADO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS

Autores/as

  • José Mauro da Costa Hernandez
  • Eurípedes Fernandes de Oliveira Júnior

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n3p%25p

Palabras clave:

Medicamentos genéricos, Comportamento do consumidor.

Resumen

Este estudo investiga o papel dos vários agentes do mercado de medicamentos (governo, indústrias, médicos, farmacêuticos e consumidores) para identificar barreiras e oportunidades para o mercado de medicamentos genéricos no Brasil. O estudo também analisa algumas características do comportamento do consumidor de medicamentos com foco no processo de troca que ocorre no ponto de venda entre o medicamento prescrito pelo médico e o medicamento efetivamente comprado. Para isto, foram entrevistados 399 consumidores de medicamentos na cidade de São Paulo. Os resultados mostram que a maioria das pessoas que não troca o medicamento prescrito alega não ter se lembrado do medicamento genérico. Para as pessoas que sabem da existência de uma alternativa genérica, a principal razão para não trocar o medicamento prescrito por uma alternativa genérica é a falta de confiança no medicamento genérico. A falta de confiança no medicamento genérico também é a principal razão para as pessoas trocarem um medicamento prescrito genérico por um medicamento de marca ou similar. Por sua vez, a principal razão para as pessoas trocarem um medicamento prescrito de marca ou similar por um genérico é o preço inferior deste último.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-06-25

Cómo citar

Hernandez, J. M. da C., & de Oliveira Júnior, E. F. (2007). A TROCA DE MEDICAMENTOS NO PONTO DE VENDA E O MERCADO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS. Revista De Negócios, 11(3). https://doi.org/10.7867/1980-4431.2006v11n3p%p