PROPOSTA DE MODELO PARA AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DE CENTRAIS DE NEGÓCIO PARA A EMPRESA PARTICIPANTE - O CASO DA CENTRAL DE NEGÓCIO “REDE ÂNCORA DE AUTOPEÇAS”

Autores/as

  • Jose Lindenberg Julião Xavier Filho Universidade Federal do Ceará
  • Rogério dos Santos Chagas Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Cláudia Buhamra Abreu Romero Universidade Federal do Ceará
  • Márcio Roberto Sousa Carneiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n4p113-136

Palabras clave:

Central de Negócio, Colaboração, Estratégia, Estoques.

Resumen

O aftermarket de autopeças tem apresentado nas últimas 2 décadas diversas mudanças em seus canais de distribuição, demonstrando que o varejo de autopeças tem perdido aproximados 20% de participação no segmento entre os anos 1996 e 2003 (IBGE, 2006). Essa redução forçou tais empresas a deliberarem diversos movimentos para retomar tal participação, dentre estes movimentos encontra-se a formação de Centrais de Negócios. Em especial, uma Central de Negócio denominada “Rede Âncora de Autopeças” tem características de central de compra e tem por finalidade dotar de competitividade os varejistas no fator custo de aquisição, tendo influência nos estoques das empresas integrantes. Neste sentido esta pesquisa tem por objetivo geral “propor um modelo para relacionar os ganhos no fator preço de aquisição proporcionado pela participação na central de compras “Rede Âncora de Autopeças” e os custos logísticos decorrentes desta participação”. Para a realização deste estudo, com estratégia de pesquisa o estudo de caso único com abordagem quantitativa, propõe-se um modelo com o estabelecimento de alguns pressupostos, em virtude da não aplicação a uma situação real. Como consideração final percebe-se a necessidade de mensurar a contribuição proporcionada pela colaboração nas empresas participantes, tendo sido abordada a questão da contribuição pela análise da formação de estoques.

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Biografía del autor/a

Jose Lindenberg Julião Xavier Filho, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns - FAGA - em 2006. Especialista MBA Executivo em Gestão Estratégica Avançada de Negócios pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL - em 2008 e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC - em 2011.

Rogério dos Santos Chagas, Universidade Federal do Ceará

Possuo pós-graduação em Gestão do Varejo pela Fundação Instituto de Administração - FIA e Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas. Tenho experiência na área de Gestão, atuando em Marketing e Tecnologia da Informação. Desenvolvi atividades acadêmicas em diversos setores, incluindo docência e coordenação. Possuo interesse nos seguintes temas: Gestão Estratégica de Marketing, Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor, Geomarketing e Sistema de Informações.

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ceará, competitividade, indústria, controladoria e gestão.

Cláudia Buhamra Abreu Romero, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Federal do Ceará (1985). Fez Mestrado em Administração de Empresas, com concentração em Marketing, na Fundação Getúlio Vargas - SP (1992) com intercâmbio na London Business School-Inglaterra. Fez Doutorado em Administração de Empresas, com concentração em Marketing, na Fundação Getúlio Vargas-SP (1999). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente como professora e palestrante com foco em temas da área mercadológica, tais como: Comportamento do Consumidor, Atendimento, Qualidade em Serviços, Planejamento Mercadológico e Varejo.

Márcio Roberto Sousa Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Administrador de Empresas, graduado na Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente cursando o mestrado acadêmico em Administração e Controladoria pela mesma universidade (2009-2011).

Publicado

2011-03-10

Cómo citar

Xavier Filho, J. L. J., Chagas, R. dos S., Santos, S. M. dos, Romero, C. B. A., & Carneiro, M. R. S. (2011). PROPOSTA DE MODELO PARA AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO DE CENTRAIS DE NEGÓCIO PARA A EMPRESA PARTICIPANTE - O CASO DA CENTRAL DE NEGÓCIO “REDE ÂNCORA DE AUTOPEÇAS”. Revista De Negócios, 15(4), 113–136. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n4p113-136