ALUNO COMO CLIENTE E COMO PRODUTO: PERCEPÇÕES E PREFERÊNCIAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR DA ÁREA DE NEGÓCIOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n4p91-106Palabras clave:
Orientação para o cliente, orientação para o produto, estudantes.Resumen
O artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepções e as preferências de estudantes de cursos da área de negócios em relação à orientação das instituições para o aluno como um cliente ou o aluno como um produto. Foi desenvolvida uma revisão de literatura, a partir da qual foram formuladas quatro hipóteses de pesquisa. Assim, foi realizado um estudo de campo com dados coletados junto a 169 estudantes de instituições de ensino superior, públicas e privadas, nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Crato (estado do Ceará). Os dados foram avaliados por meio de análise descritiva, comparação de médias, e análise de correlação. Observou-se principalmente que: (1) estudantes de instituições privadas percebem maior orientação para o cliente do que estudantes de instituições públicas; (2) não há diferença de percepção de orientação para o produto nos dois tipos de instituição; (3) em geral, os estudantes têm uma maior preferência por uma orientação para o cliente, em comparação a uma orientação para o produto; (4) as preferências são independentes das orientações pessoais do aluno (para o emprego, para o aprendizado, ou sua indecisão). Os resultados trazem informações relevantes para professores e gestores de cursos e de instituições, que podem planejar melhor as ações de motivação e formação dos alunos.Descargas
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Publicado
2011-09-28
Cómo citar
Costa, F. J., Sousa Filho, J. M., & Saraiva Lôbo, R. J. (2011). ALUNO COMO CLIENTE E COMO PRODUTO: PERCEPÇÕES E PREFERÊNCIAS DOS ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR DA ÁREA DE NEGÓCIOS. Revista De Negócios, 16(4), 91–106. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n4p91-106
Número
Sección
Artigos
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