METODOLOGIA DE CAMPOS E ARMAS DA COMPETIÇÃO APLICADA AO ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DE CONCESSIONÁRIAS CHEVROLET

Autores/as

  • Paula Meyer Soares Passanezi Uninove
  • José Celso Contador UNIP - Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n2p65-85

Palabras clave:

Estratégia, Competitividade, Campos e armas da competição, Indústria automobilística, Concessionárias automobilísticas.

Resumen

Este artigo apresenta uma metodologia para estudar a competitividade empresarial baseada no modelo de campos e armas da competição, mostra sua aplicação à compreensão e ampliação da competitividade do setor de venda de peças de concessionárias Chevrolet e relata os resultados da pesquisa de campo realizada. Essa nova metodologia, que serve para analisar, explicar e aumentar a competitividade de uma empresa por meio de variáveis quantitativas e qualitativas, separa a estratégia competitiva de negócio da estratégia operacional. A primeira é representada por alguns dos 17 campos da competição, e a segunda, pelas armas da competição. A análise da influência das estratégias é feita por meio de métodos estatísticos. Inúmeras conclusões foram extraídas, entre elas a confirmação das hipóteses, validadas segundo o método popperiano dedutivo de prova: 1) não é a estratégia de negócio que explica a competitividade empresarial, mas sim as operacionais; e 2) para ampliar sua competitividade, a empresa deve aumentar a intensidade das armas que são relevantes para os campos onde decidiu competir, o que é medido pela variável foco. Essas conclusões são coerentes com os resultados das várias pesquisas realizadas para validar o modelo de campos e armas da competição. A pesquisa é aplicada, explicativa, experimental e qualiquantitativa. Atestam a relevância e a contribuição científicas deste artigo, a apresentação de uma nova metodologia de estudo da competitividade empresarial e sua aplicação ao setor de venda de peças de concessionárias de veículos. A originalidade e o ineditismo do artigo são comprovados pelo fato de não ter sido encontrado na literatura estudo semelhante sobre competitividade de concessionárias de veículos automotores.

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Biografía del autor/a

Paula Meyer Soares Passanezi, Uninove

Doutora e Mestre em Economia de Empresas pela FGV-EAESP. Professora e Coordenadora do curso de Ciências Econômicas na UNINOVE.

José Celso Contador, UNIP - Universidade Paulista

Publicado

2011-08-22

Cómo citar

Passanezi, P. M. S., & Contador, J. C. (2011). METODOLOGIA DE CAMPOS E ARMAS DA COMPETIÇÃO APLICADA AO ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DE CONCESSIONÁRIAS CHEVROLET. Revista De Negócios, 16(2), 65–85. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n2p65-85