A INFLUÊNCIA DA VERTICALIZAÇÃO NO DESEMPENHO E NO VALOR DAS EMPRESAS: EVIDÊNCIAS NO MERCADO BRASILEIRO

Autores/as

  • Pedro Ribeiro Piccoli PUC-PR
  • Ubiratã Tortato PUC-PR
  • Guimarães Caue PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n4p76-90

Palabras clave:

Economia dos Custos Transacionais, Verticalização, Desempenho, Q de Tobin

Resumen

O presente artigo avalia a influência da verticalização no desempenho e valor das empresas brasileiras, segundo os pressupostos da Economia dos Custos Transacionais de Williamson, 1979. Estas variáveis foram operacionalizadas pelo constructo Q de Tobin que foi calculado trimestralmente para dois grupos de empresas listadas na Bovespa, segundo os informes contábeis disponibilizados no banco de dados do Economática Softwares para Investidores Ltda. O primeiro grupo foi composto por empresas mais verticalizadas em sua cadeia de valor e o segundo, por empresas menos verticalizadas. Com base nos resultados obtidos, pôde-se concluir que as empresas mais verticalizadas possuem um desempenho e um valor de mercado estatisticamente mais significativos que as empresas de menor verticalização do mesmo setor, fortalecendo a teoria proposta por Williamson, 1979.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-10-31

Cómo citar

Piccoli, P. R., Tortato, U., & Caue, G. (2011). A INFLUÊNCIA DA VERTICALIZAÇÃO NO DESEMPENHO E NO VALOR DAS EMPRESAS: EVIDÊNCIAS NO MERCADO BRASILEIRO. Revista De Negócios, 16(4), 76–90. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n4p76-90