A INFLUÊNCIA DA VERTICALIZAÇÃO NO DESEMPENHO E NO VALOR DAS EMPRESAS: EVIDÊNCIAS NO MERCADO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n4p76-90Palabras clave:
Economia dos Custos Transacionais, Verticalização, Desempenho, Q de TobinResumen
O presente artigo avalia a influência da verticalização no desempenho e valor das empresas brasileiras, segundo os pressupostos da Economia dos Custos Transacionais de Williamson, 1979. Estas variáveis foram operacionalizadas pelo constructo Q de Tobin que foi calculado trimestralmente para dois grupos de empresas listadas na Bovespa, segundo os informes contábeis disponibilizados no banco de dados do Economática Softwares para Investidores Ltda. O primeiro grupo foi composto por empresas mais verticalizadas em sua cadeia de valor e o segundo, por empresas menos verticalizadas. Com base nos resultados obtidos, pôde-se concluir que as empresas mais verticalizadas possuem um desempenho e um valor de mercado estatisticamente mais significativos que as empresas de menor verticalização do mesmo setor, fortalecendo a teoria proposta por Williamson, 1979.Descargas
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Publicado
2011-10-31
Cómo citar
Piccoli, P. R., Tortato, U., & Caue, G. (2011). A INFLUÊNCIA DA VERTICALIZAÇÃO NO DESEMPENHO E NO VALOR DAS EMPRESAS: EVIDÊNCIAS NO MERCADO BRASILEIRO. Revista De Negócios, 16(4), 76–90. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n4p76-90
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Artigos
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