O CAPITAL INTELECTUAL E A FORMAÇÃO DE VALOR EM EMPRESAS INTENSIVAS EM CAPITAL DE RISCO

Autores/as

  • Adilson Celestino Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Charles Montreil Carmona Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n3p107-125

Palabras clave:

Avaliação de empresas. Capital intangível. Capital intelectual. Tecnologia da informação e comunicação

Resumen

Essa pesquisa teve como objetivo determinar os direcionadores de valor de empresas de tecnologia da informação e comunicação, notadamente em empresas com alto grau de capital de risco. Foi usada a estatística multivariada através da análise fatorial, para determinar os fatores geradores de valor que representassem um determinado direcionador de valor e também o modelo de equação estrutural para poder criar um modelo estrutural e formalizar as relações entre as variáveis e determinar os coeficientes da regressão, gerando variáveis não observadas até chegar a outra variável, essa de segundo grau, que foi determinada de Capital Intelectual ou Capital Intangível. Com base no modelo gerado, podemos afirmar que, numa empresa de predominância intangível, como no caso das empresas de tecnologia da informação e comunicação, o capital intangível é formado pelo Capital Humano; a Gestão do Capital Humano; o Capital Estrutural e, finalmente, o Ambiente Organizacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adilson Celestino Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professro adjunto do departamento de administração, com doutorado e mestrado em finanças.

Charles Montreil Carmona, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto do departamento de Administração da UFPE na área de Finanças.

Publicado

2010-10-28

Cómo citar

Lima, A. C., & Carmona, C. M. (2010). O CAPITAL INTELECTUAL E A FORMAÇÃO DE VALOR EM EMPRESAS INTENSIVAS EM CAPITAL DE RISCO. Revista De Negócios, 15(3), 107–125. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n3p107-125