A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE METROSSEXUAL PELO CONSUMO

Autores/as

  • Michele Araujo da Costa Oliveira Mestrado Profissional em Gestão Empresarial da Faculdade Boa Viagem (MPGE/FBV) e ASPER – Associação Paraibana de Ensino Renovado
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão UFPE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n1p87-111

Palabras clave:

consumo metrossexual, identidades pós-modernas, pesquisa qualitativa.

Resumen

Cada vez mais a questão da identidade tem sido debatida. As identidades que eram vistas como sólidas e fixas, hoje, com o “sujeito pós-moderno”, começam a se fragmentarem. Fala-se, assim, em identidade cultural, ou seja, o sujeito construído a partir do cultural e do ambiente que ocupa. A questão do gênero é uma dessas construções. Se antes se pensava a identidade de gênero como algo biológico, hoje é observado como construção cultural. Neste aspecto, algumas abordagens sobre gênero focam essa construção da identidade e a sua relação com o consumo, assim, o consumo passa a desempenhar papel central na construção das identidades. Tendo em vista esse novo panorama em relação à identidade observamos que, dentre dessas novas possibilidades de identidade de gênero, surge a identidade metrossexual. O presente estudo teve por objetivo compreender a construção da identidade metrossexual por meio do consumo. Para tal, realizamos entrevistas em profundidade com sujeitos identificados pelo seu comportamento de consumo metrossexual. O artigo apresenta e discute como o comportamento de consumo se demonstra como elemento constituinte desta identidade pós-moderna.

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Publicado

2011-08-09

Cómo citar

Oliveira, M. A. da C., & Leão, A. L. M. de S. (2011). A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE METROSSEXUAL PELO CONSUMO. Revista De Negócios, 16(1), 87–111. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2011v16n1p87-111