RACIONALIDADE E IRRACIONALIDADE NO PROCESSO DECISÓRIO DE CONSUMO

Autores/as

  • Claudio Felisoni de Angelo FEA-USP
  • Marcos Roberto Luppe FEA-USP
  • Nuno Manoel Martins Dias Fouto FEA-USP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n1p77-90

Palabras clave:

consumo, racionalidade, racionalidade limitada, expectativas adaptadas, expectativas racionais.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar o processo decisório de consumo considerando a evolução recente do mercado varejista no Brasil. Existem duas perspectivas. Para alguns importantes autores, os consumidores são racionais em suas escolhas. A idéia da racionalidade é a de que as pessoas consideram toda a informação que está disponível. Isto não significa que elas não cometem erros, mas significa que elas aprendem e ajustam seu comportamento durante a experiência. Se isto realmente é verdadeiro, isso implica que o passado explica completamente o nível atual de consumo. O segundo enfoque considera que os indivíduos não são capazes de escolher a melhor alternativa. Seguindo estas idéias, diferentes autores enfatizam que existem muitas limitações para as pessoas terem acesso a todas as informações disponíveis para alcançar decisões lógicas. Levando em consideração estes elementos teóricos e trabalhando com dados do mercado de consumo no Brasil, este trabalho conclue que as evidências conduzem para a hipótese da racionalidade limitada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudio Felisoni de Angelo, FEA-USP

Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP.

Marcos Roberto Luppe, FEA-USP

Doutorando do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP.

Nuno Manoel Martins Dias Fouto, FEA-USP

Professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP.

Publicado

2010-04-15

Cómo citar

Angelo, C. F. de, Luppe, M. R., & Fouto, N. M. M. D. (2010). RACIONALIDADE E IRRACIONALIDADE NO PROCESSO DECISÓRIO DE CONSUMO. Revista De Negócios, 15(1), 77–90. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n1p77-90