RACIONALIDADE E IRRACIONALIDADE NO PROCESSO DECISÓRIO DE CONSUMO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n1p77-90Palabras clave:
consumo, racionalidade, racionalidade limitada, expectativas adaptadas, expectativas racionais.Resumen
Este trabalho tem por objetivo analisar o processo decisório de consumo considerando a evolução recente do mercado varejista no Brasil. Existem duas perspectivas. Para alguns importantes autores, os consumidores são racionais em suas escolhas. A idéia da racionalidade é a de que as pessoas consideram toda a informação que está disponível. Isto não significa que elas não cometem erros, mas significa que elas aprendem e ajustam seu comportamento durante a experiência. Se isto realmente é verdadeiro, isso implica que o passado explica completamente o nível atual de consumo. O segundo enfoque considera que os indivíduos não são capazes de escolher a melhor alternativa. Seguindo estas idéias, diferentes autores enfatizam que existem muitas limitações para as pessoas terem acesso a todas as informações disponíveis para alcançar decisões lógicas. Levando em consideração estes elementos teóricos e trabalhando com dados do mercado de consumo no Brasil, este trabalho conclue que as evidências conduzem para a hipótese da racionalidade limitada.
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