AS REDES DE CONTATOS PESSOAIS E AS PRÁTICAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: UM ESTUDO SOBRE A ARQUITETURA DE RELACIONAMENTO EM UMA EMPRESA DE LOGÍSTICA

Autores/as

  • Leonel Cezar Rodrigues Universidade Nove de Julho
  • Ana Cláudia Knoll Zoschke Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES
  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira Universidade estadual de Londrina
  • Sérgio Gilberto Bonocielle Junior Universidade Estadual de Maringá
  • Ronie Galeano Faculdade Metropolitana de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n4p67-86

Palabras clave:

inteligência competitiva, prospecção da informação, redes sociais, comunicação organizacional.

Resumen

O presente artigo trata das redes sociais, especialmente das redes de contatos pessoais e as atividades de Inteligência Competitiva na ATT Transbordo. Assim, objetiva analisar como as redes sociais são utilizadas para fomentar as práticas de inteligência competitiva em uma empresa de transbordo. Para tanto se realizou um levantamento bibliográfico acerca das redes sociais, tipologias e benefícios, bem como do conceito e processos da inteligência competitiva nas organizações. A pesquisa empírica aqui retratada é um estudo de caso, exploratório e qualitativo. O processamento dos dados, coletados principalmente com entrevistas semi-estruturadas em profundidade, baseou-se em análise de conteúdo. Os principais resultados indicam que as redes de contato pessoais, tanto internas, quanto externas, constituem o mecanismo básico para operação da inteligência competitiva, principal responsável pelo sucesso do negócio da ATT. Foi observada ainda uma contínua expansão das redes sociais internas, com influência no processo decisório da empresa, no sentido das redes inter-pessoais, com alcance externo. Esse conjunto de captação e distribuição da informação, de fato, é que determina a sedimentação e o formato das práticas de IC na ATT.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonel Cezar Rodrigues, Universidade Nove de Julho

Leonel Cezar Rodrigues é Doutor em Administração e Mestre em Administração da Tecnologia, ambos pela VANDERBILT UNIVERSITY, TN – USA. 

Ana Cláudia Knoll Zoschke, Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES

Mestre em Administração Moderna de Negócios pela Universidade Regional de Blumenau e doutoranda pela Universidade NOve de Julho - UNINOVE.

Publicado

2010-03-12

Cómo citar

Rodrigues, L. C., Zoschke, A. C. K., Vieira, S. F. A., Bonocielle Junior, S. G., & Galeano, R. (2010). AS REDES DE CONTATOS PESSOAIS E AS PRÁTICAS DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: UM ESTUDO SOBRE A ARQUITETURA DE RELACIONAMENTO EM UMA EMPRESA DE LOGÍSTICA. Revista De Negócios, 14(4), 67–86. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n4p67-86