CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES

Autores/as

  • Irene Raguenet Troccoli Unesa

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n1p57-76

Palabras clave:

Cocriação de valor, mercado B2B, modelos, citricultura

Resumen

O objetivo deste artigo é revisar modelos relevantes de prospecção da criação de valor por meio do compromisso mútuo gerado nos relacionamentos entre parceiros situados em redes de negócios no mercado business-to-business (B2B). Em outras palavras, estudar o processo de cocriação de valor entre players industriais. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica sistemática e crítica de modelagens relevantes voltadas para este estudo. Os resultados encontrados indicam que estes modelos têm apresentado crescente sofisticação. A conclusão é de que a pesquisa acadêmica da Administração de Empresas voltada para as redes estratégicas e de relacionamentos tem mostrado crescente interesse pelo fenômeno da criação de valor por meio da interação dos agentes atuantes no mundo dos negócios nos mercados industriais. Crescentemente, a curiosidade tem se voltado para a compreensão deste processo criatório, abandonando-se o entendimento tradicional de que o valor seria algo estático e mensurável objetivamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Irene Raguenet Troccoli, Unesa

D. Sc. em Administração de Empresas pela PUC-RJ, foco em Estratégias Empresariais; M. Sc. em Administração de Empresas pela PUC-RJ, foco em Marketing; graduada em Economia pela UFRJ. Professora adjunta do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estacio de Sá; professora do MBA em Marketing Estratégico da Universidade Federal Fluminense - UFF; membro do corpo editorial da Revista Pensamento Contemporâneo em Administração da UFF (ISSN 1982-2596).

Publicado

2010-08-18

Cómo citar

Troccoli, I. R. (2010). CRIAÇÃO DE VALOR EM AMBIENTE B2B: UMA REVISÃO DE MODELOS RELEVANTES. Revista De Negócios, 15(1), 57–76. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n1p57-76