POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E INOVAÇÃO EM EMPRESA DO SETOR DE FAST FOOD:UM ESTUDO DE CASO NA MINI KALZONE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n4p55-66Palabras clave:
, redes de fast food, posicionamento, diferenciação, inovação, expansãoResumen
O presente estudo tem por objetivo descrever as ações voltadas para a inovação que a rede Mini Kalzone, com sede em Florianópolis – Santa Catarina – vem empreendendo, em busca do seu posicionamento no segmento de fast food nacional. Trata-se de um estudo descritivo e de caráter qualitativo. A metodologia da pesquisa foi amparada por coleta de dados primários – entrevistas com indivíduos da empresa e observação participante durante o período de imersão de um dos autores no cotidiano da empresa – e secundários – análise documental, páginas da internet, dentre outros. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo, fazendo uso de constante comparação entre os objetivos da pesquisa, dados encontrados e objeto de análise.Como principais resultados é possível destacar que em termos organizacionais existe um propósito da empresa em buscar um posicionamento único diante dos seus concorrentes, e para atingir este objetivo empreende atividades para adaptação de seus produtos e preços, de acordo com a preferência e a realidade econômica do ambiente em que instala suas filiais. Em contrapartida, foi possível identificar a ausência de indicadores de natureza econômico-financeira no processo de abertura de novas lojas, bem como de planejamento estratégico no longo prazo. Paradoxalmente, a empresa Mini Kalzone experimenta crescimento funcional, progressivo, com perspectivas positivas em função de um produto inovador e diferenciado.
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