GESTÃO DA CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA CRIATIVA DE SOFTWARE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n4p28-42Palabras clave:
Gestão do conhecimento. Indústria criativa. Indústria de software.Resumen
A capacidade de inovação é essencial à sobrevivência de empresas criativas de software. Assim, a criação e disseminação do conhecimento encontram cada vez mais espaço no planejamento e na estratégia de gestão dessas organizações. Este estudo, de natureza exploratória, efetuou entrevistas semi-estruturadas com profissionais gestores e técnicos da indústria criativa de software, tendo por objetivo analisar as técnicas e métodos presentes no processo de geração e disseminação do conhecimento, bem como as ferramentas de tecnologia da informação voltadas a essa finalidade. Os principais resultados mostram que há uma preocupação constante nessas organizações com a geração do conhecimento. As técnicas e métodos mais largamente empregados na criação e disseminação de conhecimento foram: brainstorming, reuniões presenciais, reuniões virtuais, treinamentos oficiais presenciais, treinamentos informais, cursos em universidades, compartilhamento de experiências, discussões e aplicativo de gestão de projetos de desenvolvimento de software. Já em relação às ferramentas utilizadas, somam-se: internet, intranet, aplicativos específicos, redes internas, repositórios de dados, diretórios específicos no banco de dados e sistemas de telefonia baseados na internet.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2010-03-12
Cómo citar
Gaspar, M. A., Donaire, D., Silva, M. C. M., Maia, C. de F. M., Vilas Boas, E. P., & Santos, S. A. dos. (2010). GESTÃO DA CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA CRIATIVA DE SOFTWARE. Revista De Negócios, 14(4), 28–42. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2009v14n4p28-42
Número
Sección
Artigos
Licencia
Click here for the copyright statement.