Qualidade do Ensino Superior: Influência das Despesas Orçamentárias de Universidades Federais no Desempenho do Estudante no ENADE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2023v28n1p49-66Resumen
Este estudo teve como objetivo analisar o efeito das despesas orçamentárias das Instituições Federais de Ensino Superior na qualidade do ensino superior, avaliada pelo desempenho discente no ENADE. À vista disso, foram desenvolvidos três modelos de regressão com efeitos aleatórios e dados em painel para os anos de 2008 a 2018, de seis IFES do Estado do Rio Grande do Sul. Foram analisados os efeitos da despesa orçamentária total, da despesa com pessoal, da despesa corrente, dos investimentos e do Auxílio financeiro estudantil, sobre o desempenho do estudante no ENADE. Os resultados revelaram que apenas o gasto com Investimentos mostrou efeitos positivos e estatisticamente significativos sobre o desempenho discente. Com isso, pode-se inferir que os gastos com infraestrutura propiciam melhores condições para o processo de ensino-aprendizagem impactando, consequentemente, no desempenho estudantil no ENADE. A principal contribuição desse estudo está em revelar quais elementos orçamentários melhor se relacionam com o desempenho acadêmico dos estudantes, auxiliando gestores das universidades nas decisões que envolvam o mix orçamentário que favoreça a qualidade do ensino, manifesta no desempenho estudantil obtido nos instrumentos avaliativos do ensino superior. Estes resultados são relevantes para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Rio Grande do Sul, especialmente em um cenário de forte redução de investimentos em recursos de capital, nos últimos anos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Click here for the copyright statement.