O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p93-104Palabras clave:
Formação de empreendedores. Programas de pós-graduação em administração. Instituições de Ensino Superior (IES). Brasil.Resumen
O empreendedorismo tem tido um valor crescente no mundo em virtude das inúmeras mudanças que vêm ocorrendo, principalmente, nas relações de trabalho e na questão de emprego e renda. A formação de empreendedores tornou-se questão importante. Os objetivos buscaram caracterizar os programas de pós-graduação em administração, no Brasil, que possuem linhas de pesquisa, área de concentração e disciplinas de empreendedorismo em sua estrutura curricular. Foram analisados os planos de ensino das disciplinas de empreendedorismo quanto às ementas, cargas-horárias e bibliografias. A pesquisa foi exploratória, com método qualitativo. A população foi constituída por 16 programas de mestrado e doutorado reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados revelam que o número de disciplinas de empreendedorismo e a carga horária apresentaram uma tendência no crescimento da ênfase do empreendedorismo nos programas analisados. O plano de negócios, inovação, criação de novos negócios e reconhecimento de oportunidades foram os tópicos mais abordados. Filion, Birley e Muzyca, e Drucker foram os autores mais presentes nas bibliografias das disciplinas. A conclusão evidenciou que o tema do empreendedorismo vem se projetando neste nível de estudos de pós-graduação em administração, sendo relevante o papel das Instituições de Ensino Superior (IES).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2008-11-11
Cómo citar
Flores, D. C., Hoeltgebaum, M., & Silveira, A. (2008). O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL. Revista De Negócios, 13(2), 93–104. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2008v13n2p93-104
Número
Sección
Artigos
Licencia
Click here for the copyright statement.