Práticas de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas e Desempenho Inovador de Indústrias Brasileiras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n3p43-61

Abstract

As questões climáticas têm se tornado uma preocupação global e vêm sendo discutidas sob vários aspectos de gestão, a mitigação e a adaptação são as principais práticas corporativas para atuar nesse contexto. Ao gerir as mudanças climáticas, as empresas também podem encontrar oportunidades para melhorar ou estender seu posicionamento competitivo por meio da inovação. Diante desse cenário, o objetivo do estudo consiste em analisar como as práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas se relacionam com o desempenho inovador em empresas industriais brasileiras. Para isso, foi realizado uma etapa qualitativa com quatro empresas operacionalizada por meio de entrevistas semiestruturadas e uma etapa quantitativa por meio de uma survey com 35 empresas. Conclui-se que a gestão de práticas para o enfrentamento das mudanças climáticas é vista como um fator de diferenciação para as empesas industriais, podendo influenciar seu desempenho inovador. Os resultados apontam ainda que há correlações positivas no que se refere a práticas de mitigação envolvendo a reciclagem e a reutilização de materiais, geração de energia mais limpa e de baixo carbono, atividades colaborativas entre empresas do setor, governo e demais empresas e organizações e as práticas de adaptação envolvendo ações de reutilização e/ou dessalinização da água com o desempenho inovador. O estudo contribui ao apontar relações positivas entre a gestão das mudanças climáticas e o desempenho inovador de indústrias brasileiras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Paula Perlin, D.r., Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós-doutoranda em Administração na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, administradora na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), Especialização em Gestão Pública (2016), Mestrado (2016) e Doutorado (2020) em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM). Desenvolve trabalhos relacionados as temáticas de estratégia, inovação e sustentabilidade, sendo integrante do Grupo de Pesquisa Ecoinovar desde 2010 

Clandia Maffini Gomes, D.r., Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui formação em nível de Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1987), de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), de Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Estágio Doutoral na Bocconi University em Milão, Itália (2007) com Bolsa Capes no Brasil e no Exterior, de Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Bolsa CNPq de Pós-Doc Júnior (2011/2014) e Pós-Doc Sênior (2018/2020 e 2021/2022) ) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2011-2012). Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UFSM (1999-2001), Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM (2001-2003; 2012-2014), Coordenadora Operacional do Curso de Doutorado Interinstitucional em Administração da FEA/USP (2010-2014), em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria e a UNIPAMPA (DINTER/CAPES) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração (2008-2010; 2014-2017). Atualmente é Professora Associada 4 do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, Pesquisadora Bolsista de Produtividade Pq2 - CNPq desde 2013, Pesquisadora Colaboradora do DA/FEA/USP, Editora Chefe da Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (Qualis B1), Consultora Ad-hoc do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC. Atua e tem em experiência na área de Administração, com ênfase em: Estratégia em Organizações, Gestão da Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável.

Felipe Cavalheiro Zaluski, Me., Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando em Administração, linha de pesquisa Estratégia em Organizações, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa Gestão Empresarial, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior em Administração e Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Bacharel em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Integrante do Grupo de Pesquisa ECOINOVAR (PPGA/UFSM), do Grupo de Pesquisa Gestão Estratégica no Contexto da Competitividade e do Desenvolvimento Local e Regional - GPCOM (PPGDR/UNIJUÍ) e do Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias - GTEC (DCEENG/UNIJUÍ). Áreas de interesse em pesquisas: Capacidades Dinâmicas; Capacidade Adaptativa; Capacidade Inovativa; Capacidade Absortiva; Sustentabilidade e Mudanças Climáticas.

Francies Diego Motke, Me., Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Grupo de Pesquisa Ecoinovar.

Débora Vestena, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Participante do Grupo de Pesquisa em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade. 

Published

2023-04-03

How to Cite

Perlin, A. P., Gomes, C. M., Zaluski, F. C., Motke, F. D., & Vestena, D. (2023). Práticas de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas e Desempenho Inovador de Indústrias Brasileiras. Revista De Negócios, 27(3), 43–61. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n3p43-61

Issue

Section

Articles