O Potencial de Contribuição das Parcerias Público-Privadas (PPP) para a Gestão Universitária: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.7867/1980-4431.2021v26n2p57-79Keywords:
Gestão Universitária, Estratégias Organizacionais, Parcerias Público-Privadas.,Abstract
A transformação do modelo burocrático em modelos gerenciais de administração provocou mudanças nas estratégias adotadas pelas organizações públicas para aumentar sua eficiência e contornar a ausência de recursos para financiar os serviços públicos, destacando-se, nesta conjuntura, o surgimento das Parcerias Público-Privadas (PPP). Originadas nos anos 1990 no continente europeu, as PPP vêm demonstrando ser uma alternativa para promover a gestão de recursos pública de modo mais eficiente, em um cenário econômico instável, incerto e desafiador para organizações públicas e privadas. A complexidade das Instituições Federais de Educação Superior (IFES), somada à necessidade do desenvolvimento de ferramentas gerenciais e ao cenário de restrição orçamentária, faz das PPP uma inovadora estratégia organizacional para manutenção e avanço de suas atividades acadêmicas e gerenciais. O trabalho está baseado em estudo de caso de características qualitativas, a partir da percepção de especialistas em PPP e gestores universitários. A IFES estudada é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram identificados os principais motivos para implantar PPP nas IFES e quais ações a UFSC deverá realizar para buscar superar os desafios deste novo modelo contratual.