Contribuições da Teoria da Economia dos Custos de Transação e Redes Sociais à análise do setor citrícola brasileiro

Authors

  • Leandro Guedes Aguiar Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - Campus de Tupã
  • Giuliana Santini Pigatto, D.ra. Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n1p22-40

Keywords:

Governança, Rede, Transação, Citricultura, Cooperativa

Abstract

A concentração de grandes produtores e de empresas processadoras no setor citrícola nacional tem desencadeado uma crescente participação de pequenos citricultores em cooperativas, a fim de fazer frente às incertezas de mercado, o que clama pela necessidade de análises teóricas acerca dessas formas de governança. Frente ao exposto, este artigo tem como propósito analisar qual a contribuição e interrelação entre as teorias da Economia dos Custos de Transação e Redes para a compreensão dos recentes movimentos de filiação por parte dos pequenos produtores em cooperativas, no SAG citrícola. O procedimento metodológico compreendeu a realização de revisão teórica suportada pelas abordagens da ECT e Rede Social, e revisão bibliográfica do setor. Como resultados, pontua-se a expressiva importância das ‘novas’ formas organizacionais de arranjo institucional híbrido e em rede, enquanto agentes econômicos, na manutenção dos pequenos produtores na atividade da citricultura, despontando como alternativas de sobrevivência e coordenação para os pequenos produtores. Destaca-se como limitação da pesquisa a possível disparidade na compreensão de termos presentes na literatura sociológica como a confiança e a reputação, reforçadas por uma lacuna ainda em construção por parte das teorias. Sugere-se, para análises futuras, a utilização da abordagem de governança em redes voltada ao fortalecimento da classe de pequenos produtores de outras culturas do agronegócio, utilizando-se também do embasamento teórico pertencente à ECT e Redes. Assim, a presente pesquisa representa não somente a documentação acadêmica e respaldo aos pequenos produtores rurais, como também a garantia de robustez teórica a uma estrutura ainda incipiente em termos históricos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leandro Guedes Aguiar, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' - Campus de Tupã

Possui graduação em Administração de Empresas e Agronegócio pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), pós graduação lato sensu MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis pela Universidade de São Paulo (2017) e atualmente cursa o programa de Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho. Atuou como especialista em inteligência de mercado pela empresa norte americana Alcoa durante 6 anos. Foi bolsista PROEX e pesquisador do CEPEAGRO (Centro de Pesquisa em Administração e Agronegócios) e atuou como representante do Brasil no conselho econômico e social da Organização das Nações Unidas para o assunto energia sustentável em áreas rurais. Tem experiência na área de Mercados Agroindustriais atuando principalmente em temas como culturas agroindustriais e análise de preços de commodities agrícolas.

Giuliana Santini Pigatto, D.ra., Universidade de São Paulo - USP

Livre-docente em Inovação e Redes Sociais em Sistemas Agroalimentares (2020); Realizou pós doutoramento na Universidade de Pisa/ Itália (2019). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2002) . Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). É docente em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP) na Faculdade de Ciências e Engenhara (FCE/UNESP), Campus de Tupã; Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Agronegócio e Desenvolvimento da UNESP de Tupã (área Interdisciplinar Capes); Pesquisadora do Cepearo e do All 4 Food: Inovação e Sustentabilidade em Sistemas Agroalimentares. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Sistemas Agroalimentares, atuando nas linhas de pesquisa de: Inovação (tecnológica, social e ambiental) e a sustentabilidade; Redes Sociais; Nova Economia Institucional - Economia dos Custos de Transação; e Comércio Internacional.

Published

2023-03-22

How to Cite

Aguiar, L. G., & Pigatto, G. S. (2023). Contribuições da Teoria da Economia dos Custos de Transação e Redes Sociais à análise do setor citrícola brasileiro. Revista De Negócios, 27(1), 22–40. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2022v27n1p22-40

Issue

Section

Articles