Por onde anda o Marketing de Relacionamento?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1980-4431.2021v26n4p46-61

Keywords:

Marketing de Relacionamento, Práticas Contemporâneas de Marketing, CRM

Abstract

O objetivo do estudo é propor uma discussão conceitual entre Marketing de Relacionamento (MR), Práticas Contemporâneas de Marketing (PCM) e Customer Relationship Management (CRM), por meio de um framework que apresente a “relação” entre esses três construtos e com isso sugerir uma agenda de pesquisa na área. A metodologia empregada foi a revisão narrativa. O método baseia-se na análise de literatura, interpretação e análise crítica do pesquisador. A pesquisa é pioneira ao englobar a discussão de três importantes conceitos: Marketing de Relacionamento, Práticas Contemporâneas de Marketing e CRM. Além disso, faz a proposição de uma agenda de pesquisas futuras. Este estudo contribui para a reflexão sobre conceitos de marketing de relacionamento envolvendo os novos modelos de relação, considerando as novas tecnologias e conexões estabelecidas a partir delas. As práticas de marketing aplicadas ao marketing de relacionamento e as ferramentas tecnológicas utilizadas para tal são desafios contemporâneos que merecem atenção por parte de profissionais e pesquisadores da área.

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Author Biographies

Lenoir Hoeckesfeld, D.r., UNIVALI

Administrador e Especialista em Marketing pela Celer Faculdades (2015), Mestre em Administração pela Unisul (2017) e Doutor em Administração pela Univali (2020). Atualmente, é Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Alta Floresta (40hs DE) e Gerente Executivo da Ativa Incubadora de Empresas do IFMT. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-UFMT/IFMT/UNEMAT). É membro do grupo de pesquisa PROFORME - Processo e Formação de Estratégias (UNIVALI/CNPQ), é Representante Docente Eleito do Conselho Superior do IFMT (CONSUP - Portaria 2005/2020 RTR), e também é avaliador ad-hoc integrante do BASIs-INEP. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em marketing. Tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: empreendedorismo e inovação, práticas contemporâneas de marketing, estratégias de marketing, marketing de relacionamento e serviços, comportamento do consumidor, atributos de decisão de compra e modelos mentais.

Jackson Cittadin, Me., SENAC - SC

Mestre em Administração de Empresas (UNISUL). MBA Executivo Internacional com ênfase em gestão comercial/marketing (FGV) e Universidade da Califórnia - Irvine (UCI). Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior (UNESC). Graduado em Administração com habilitação em Marketing (FACIERC/FASC). 25 anos de experiência atuando como Gestor comercial e marketing em grandes empresas dos setores cerâmico e equipamentos de segurança no Brasil e América Latina. Atualmente é Diretor de Marketing e Inovação na Imbraforte Blindados/Imbratech (Líder nacional em equipamento de segurança). É também coordenador de implantação de Sistema de Informações de Marketing (ERP, BI, CRM, plataformas de automação de Marketing) e transformação digital. É professor de Graduação e Pós-Graduação na Faculdade Senac-SC e pesquisador na área de marketing e vendas para pequenas e médias empresas. Consultor de empresas pelo projeto Corporativo e coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Contemporâneas de Marketing para o Varejo. Professor Visitante nos cursos de MBA da Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC e Centro Universitário FAEM (UCEFF) Chapecó. Membro do Clube do Marketing e Núcleo de Inovação da ACIC Criciúma. 

Estela Maria Hoffmann, D.ra., Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). Ingressou em 2009 como jornalista na Coordenadoria de Marketing da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, sendo que a partir de 2011 atuou na Unidade de Comunicação Digital. Devido à sua trajetória profissional, sempre teve interesse em pesquisar sobre marketing, estratégias de comunicação e novas tecnologias, participando de eventos sobre os temas e proferindo palestras sobre os mesmos. Em 2013 realizou um intercâmbio de um ano na cidade irlandesa de Dublin, com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos na língua inglesa, bem como viver uma experiência cultural diferenciada. Em 2015 ingressou no Mestrado em Administração, na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, como bolsista Capes. Linha de pesquisa: Marketing. Participa do Grupo de Pesquisa de Estudos em Estratégias de Marketing e trabalha com os temas de Marketing, estratégias e comportamento do consumidor. No ano de 2017 iniciou o Doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, como bolsista Capes, qual concluiu em fevereiro de 2021. Realizou Doutorado Sanduíche por 8 meses na University of Saskatchewan, Canadá, junto ao Saskatchewan Equity, Equality, and Diversity Lab. Atualmente atua com projetos de inovação.

Claudia Silva Ribeiro Alves, D.ra., Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI

Doutora em Administração, possui Mestrado Profissional na área de Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2017). Especialização em Gestão de pessoas (UFSC), Especialização em Gestão de Empresas no Comércio (UFSC), Especialização em Jogos Cooperativos, Especialização em Docência no Ensino Superior, Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2002) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1995). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos. Trabalha em empresa privada como Gestora de Recursos Humanos e é consultora na área de Treinamento e Desenvolvimento. Signatária do Movimento Nacional ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) de Santa Catarina. Conselheira voluntária da ABRH Itajaí (Associação Brasileira de Recursos Humanos) de Itajaí. Membro Certificado Organizacional da UNAT Brasil (União Nacional dos Analistas Transacionais). Directora do Comité de Liderazgo y Coaching Prosocial de la Consultora Fortis - Argentina.

Maria José Barbosa de Souza, D.ra., Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI

Possui graduação em Administração pela Universidade Cidade de São Paulo (1976), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professora e pesquisadora da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, no programa de Pós Graduação em Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, responsabilidade social, comportamento do consumidor, empreendedorismo feminino, serviços turísticos e organizações turísticas. Coordenou e participou de projetos de pesquisa financiados pela FINEP, CNPq, e FAPESC.

Published

2023-03-07

How to Cite

Hoeckesfeld, L., Cittadin, J., Hoffmann, E. M., Alves, C. S. R., & Souza, M. J. B. de. (2023). Por onde anda o Marketing de Relacionamento?. Revista De Negócios, 26(4), 46–61. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2021v26n4p46-61

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Articles